Semana de 30 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025

De 30 de dezembro de 2024 até 04 de janeiro de 2025

PROPLAN
COL CG LPEL RE
SUCL
CONSUNI CPPGEC

PROPLAN

Designa servidor para atuar como Coordenador responsável por acompanhar o andamento e a execução do Acordo de Cooperação Técnica, Processo nº 23205.004999/2024-41

O PRÓ-REITOR DE PLANEJAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor através da Portaria nº 661/GR/UFFS/2012, de 19 de junho de 2012, publicada no Boletim Oficial da UFFS,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º DESIGNAR os servidores abaixo relacionado para, com observância da legislação vigente, atuar como Coordenadores  do Acordo de Cooperação Técnica, decorrente do Processo nº 23205.004999/2024-41, entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul (UNIJUÍ):

 

I - Coordenação:

a) Coordenador Titular: EDEMAR ROTTA, Professor de Magistério Superior, Siape 1764451;

b) Coordenadora Substituta: LOUISE DE LIRA ROEDEL BOTELHO, Professora de Magistério Superior, Siape 1660708.



Art. 2º O Coordenador será o responsável pela execução das atividades, elaboração de relatórios e prestação de contas do objeto firmado.

 

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.





Chapecó-SC, 30 de dezembro de 2024.

Ilton Benoni da Silva

Pró-Reitor de Planejamento

COL CG LPEL RE

ATA DA DÉCIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2024 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA

ATA DA DÉCIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2024 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA

Ao três dia s do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte e quatro, às quatorze horas, por videoconferência , realiza-se a 10 ª Reunião Ordinária do  Colegiado do Curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, presidida pela Coordenadora do Curso, Professora Márcia Adriana Dias Kraemer e secretariada por Jeani Escher Schmidt. Fazem-se presentes à reunião os membros do Colegiado: os Professores Sabrina Casagrande, Matheus França Ragievicz, Cristiane de Quadros, Christiane Maria Nunes de Souza, Andréia Cristina de Souza, Márcio Luiz Marangon a Servidora TAE Jeani Escher Schmidt e os Discentes Daiana Fernanda Motta Dickel e Gabriel Santos Leal . Os Professor es Saulo Gomes Thimóteo, Naiane Carolina Menta Três e Ana Carolina Teixeira Pinto justifica m ausência. Não participa e não justifica, o professor Emerson Martins . Iniciada a sessão e conferido o quórum regimental, a Professora Márcia Kraemer explica que a reunião se realiza de forma remota devido ao envolvimento dos professores em diversas atividades de final do semestre letivo. Dessa forma, passa-se ao 1. EXPEDIENTE. 1.1 Informes. O professor Matheus França informa que a comissão de ingresso do curso está trabalhando em ações de divulgação do Curso de Letras e da Universidade. Hoje, estão atuando em escolas de fronteira dos municípios de Dionísio Cerqueira e Santo Antônio. A professora Andréia Souza relata que o CCR de estágio curricular está sendo finalizado e que nesse semestre teve dificuldade com a documentação para encaminhamento dos estagiários, bem como, identifica a necessidade de contabilizar as orientações como carga horária do docente. Souza convidou a todos para participar, no próximo sábado, da abertura dos núcleos do PIBID. O evento ocorrerá no campus da UFFS. 1.2 Aprovação de Atas de Colegiado. A professora Sabrina Casagrande abstêm-se da aprovação da Ata, por não ter participado da reunião. A ATA Nº 0 9 /2024/CCLL-RE/UFFS é aprovada. 2. ORDEM DO DIA: a professora Márcia Kraemer apresenta os pontos de pauta e pede sobre novas inclusões e/ou alterações na ordem do dia. Todos concordam com a pauta apresentada. 2.1 Enade: A Professora Márcia Kraemer relata que no dia 24/11/2024 aconteceu a prova do Enade, no campus da UFFS. A comissão do Enade elaborou material de estudos, simulado, mapas conceituais e realizou dois encontros para esclarecer dúvidas dos alunos . A coordenação do curso também divulgou informações via WhatsApp e e-mail, cadastrou os participantes na plataforma e acompanhou o preenchimento dos questionários necessários para realização da prova. No dia 24 a coordenação e membros da comissão identificaram a presença de 18 alunos que participaram da prova, foram distribuídas camisetas e feito o registro fotográfico dos participantes. Posteriormente, alguns alunos retornaram um feedback relatando que a prova estava fácil, mas extensa, abordava questões de comportamento do professor em situações problema sobre inclusão, racismo, indígena e a mulher. A questão discursiva, solicitava a elaboração de um plano de aula. A professora Andréia Souza relata que foi ofertada, pela plataforma, capacitação aos supervisores que fizerem a avaliação da prova prática . As avaliações ocorreram no mês de outubro, dentro do período de estágios, com um recorte para a prova do Enade. Observa-se que nos planos de aula apresentados os alunos não lembraram de contemplar a adequação de conteúdo para pessoas com necessidades especiais. 2.2 Oferta de turmas e horários para o semestre 2025.1 : A professora Márcia informa que após definição dos CCRs para o próximo semestre, os horários foram cadastrados no sistema SIGAA. Procurou-se atender as restrições de horários de todos os docentes e as demandas dos alunos prováveis formandos. Alguns pedidos não serão possíveis de serem atendidos, por isso, a legislação pertinente a cada situação está sendo estudada para verificar quais são as possibilidades de aproveitamento de estudos, que podem ser sugeridas diante das solicitações recebidas. Na sequência, o Professor Márcio Marangon sugere que no início do próximo semestre ocorra um diálogo entre as licenciaturas, para conversar sobre o perfil dos alunos que estudam no campus . Identifica-se a necessidade de retomar a realização da avaliação do curso e de uma reunião pedagógica para trocar experiências e estratégias de como lidar com as situações desafiadoras vivenciadas nos últimos anos. Nada mais havendo a tratar, é encerrada a sessão. Jeani Escher Schmidt lavra a presente Ata e, após aprovada, será devidamente assinada pela Secretária e pela Presidente. 

Realeza-PR, 02 de janeiro de 2025.

Marcos Roberto da Silva

Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras (Português e Espanhol) do Campus Realeza

SUCL

OBJETO: Contratação de serviço de apoio para gestão administrativa e financeira do Projeto: “Incentivo à Disseminação Científica na UFFS"

Ato que autoriza a Contratação Direta nº 393/2024

Processo Administrativo nº: 23205.021993/2024-38

Fundamento Legal: Art. 75, inc. XV da Lei nº 14.133/2021

Valor total da Contratação: R$ 9.006,68

Contratada/CNPJ: FUNDAÇÃO DE APOIO À EDUCAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANA (FUNTEF-PR) / CNPJ:  02.032.297/0001-00

Chapecó-SC, 31 de dezembro de 2024.

Grasiela Dyevieski

Superintendente de Compras e Licitações

DISPENSA ELETRÔNICA Nº 90402/2024 OBJETO: Contratação de empresa especializada para fornecimento de plataforma elevatória a ser instalada no Edifício do Patrimônio e Almoxarifado Central do Campus Chapecó/SC

Processo Administrativo nº: 23205.030831/2024-91

Fundamento Legal: Art. 75, inc. I da Lei nº 14.133/2021

Endereço Eletrônico: https://www.gov.br/compras/pt-br 

Data da sessão: 25/06/2025

Horário da fase de lances: 08h às 14h

Chapecó-SC, 31 de dezembro de 2024.

Grasiela Dyevieski

Superintendente de Compras e Licitações

OBJETO: Contratação dos grupos 1, 2, 4 e 5 que resultaram fracassados do Pregão Eletrônico nº 48/2023, que visa a contratação de serviços de manutenção de tratores e implementos agrícolas.

Ato que autoriza a Contratação Direta nº 419/2024

Processo Administrativo nº: 23205.031061/2024-01

Fundamento Legal: Art. 75, inc. III "a" da Lei nº 14.133/2021

Valor total da Contratação: R$ 1.068.850,00 (Um milhão sessenta e oito mil e oitocentos e cinquenta reais)

Contratadas/CNPJ: AGM MISSÕES IMPLEMENTOS E PEÇAS LTDA 12.264.721/0001-98 / L G COMERCIAL DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS LTDA 07.200.582/0001-07 / INDY COMÉRCIO DE AUTO PEÇAS LTDA 00.824.499/0001-51 / IMAR - INDÚSTRIA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS REAL LTDA 79.086.872/0001-74

Chapecó-SC, 31 de dezembro de 2024.

Grasiela Dyevieski

Superintendente de Compras e Licitações

OBJETO: Contratação de serviço de apoio para gestão administrativa e financeira do “Projeto Piloto do Programa mais ciência na escola para formação professores da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio de comunidades práticas, com foco no pensamento científico, tecnológico e crítico em perspectiva interdisciplinar, integral, inovadora e de fronteira”, (CANCELADA)

Ato que autoriza a Contratação Direta nº 427/2024

Processo Administrativo nº:   23205.035672/2024-11

Fundamento Legal: Art. 75, inc. XV da Lei nº 14.133/2021

 

Chapecó-SC, 31 de dezembro de 2024.

Grasiela Dyevieski

Superintendente de Compras e Licitações

OBJETO: Contratação dos grupos 1, 2, 4 e 5 que resultaram fracassados do Pregão Eletrônico nº 48/2023, que visa a contratação de serviços de manutenção de tratores e implementos agrícolas.

Ato que autoriza a Contratação Direta nº 419/2024

Processo Administrativo nº: 23205.031061/2024-01

Fundamento Legal: Art. 75, inc. III "a" da Lei nº 14.133/2021

Valor total da Contratação: R$ 1.068.850,00 (Um milhão sessenta e oito mil e oitocentos e cinquenta reais)

Contratadas/CNPJ: AGM MISSÕES IMPLEMENTOS E PEÇAS LTDA 12.264.721/0001-98 / L G COMERCIAL DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS LTDA 07.200.582/0001-07 / INDY COMÉRCIO DE AUTO PEÇAS LTDA 00.824.499/0001-51 / IMAR - INDÚSTRIA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS REAL LTDA 79.086.872/0001-74

Chapecó-SC, 31 de dezembro de 2024.

Grasiela Dyevieski

Superintendente de Compras e Licitações

CONSUNI CPPGEC

Parecer do Processo Nº 23205.033411/2024-66 - Relatório do curso de pós-graduação lato sensu em Cooperativismo de Crédito e Desenvolvimento Sustentável, Campus Erechim - RS

Parecer do Processo Nº 23205.033411/2024-66 - Relatório do curso de pós-graduação lato sensu em Cooperativismo de Crédito e Desenvolvimento Sustentável, Campus Erechim - RS

 

Conselheiro Relator: SANDRO ADRIANO SCHNEIDER

 

Chapecó-SC, 02 de janeiro de 2025.

Willian Simões

Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura