ATA Nº 7/COL CG CSCB LS/UFFS/2020

6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL (EMEC 1503885) (SIGLA ANTERIOR CCLCS-LS) | CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (BACHARELADO) DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL (EMEC 1503886) (SIGLA ANTERIOR CCBCS-LS)

Ao décimo sétimo dia do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte, às quatorze horas e trinta minutos, via videoconferência pelo aplicativo Webex, foi realizada a sexta reunião ordinária do Colegiado do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, que aconteceu concomitante com a sexta reunião ordinária do Curso de Ciências Sociais - Bacharelado, presidida pelo Coordenador do Curso, Felipe Mattos Monteiro. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros (as): Felipe Mattos Monteiro, Fernanda Marcon, Cristiano Augusto Durat, Christiane Maria Nunes de Souza, Fábio Luiz Zeneratti, a técnica em Assuntos Educacionais Gabriela Ribeiro Cardoso, Maria Eloá Gehlen, os representantes discentes: Jéssica Vitória Costa Canola, Bruno Matheus dos Santos Nessa, Beatriz Geovana Braiti, Ticiana Carla Southier Mesquita e secretariando, a Assistente em Administração: Ana Paula Pit Michelin. Justificaram a ausência os membros: o professor Joaquim Gonçalves da Costa justificou sua ausência devido a compromisso junto à Comissão do CPPAD, a professora Liria Angela Andrioli justificou por já possuir atividades programadas nesse horário. 1. PONTOS DE PAUTA: 1. Expediente: 1.1. Informes (Bacharelado e Licenciatura) 1.2. Aprovação das atas da 5ª Sessão Ordinária do Colegiado (Bacharelado e Licenciatura). 2. Ordem do dia: 2.1. Posse das/os representantes discentes do curso de CSO (Bacharelado): Titular:
Jéssica Vitoria Costa Canola / Suplente: Bruno Matheus dos Santos Nessa.; 2.2. Posse das representantes discentes do curso de CSO (Licenciatura): Titular: Beatriz Geovana Braiti /Suplente: Ticiana Carla Southier Mesquita; 2.3. Comissão de análise das ACCs - Atividades Complementares Curriculares (Bacharelado e Licenciatura); 2.4. Avaliação do semestre remoto - discentes (Bacharelado e Licenciatura); 2.5. Avaliação do semestre remoto - docentes (Bacharelado e Licenciatura); 2.6. Cancelamento de CCRs (Bacharelado e Licenciatura); 2.7. Oferta de componentes curriculares para o semestre 2020.2 (Bacharelado e Licenciatura); O coordenador expôs a pauta qual foi aprovada pelos presentes. 1. Expediente: 1.1. Informes (Bacharelado e Licenciatura); O Coordenador iniciou a reunião dando as boas vindas às novas representantes discentes no Colegiado e posteriormente fez a leitura do calendário acadêmico para o semestre 2020.2, lembrou sobre os procedimentos para entrega dos diários de classe encerrando no portal do professor e entregar o físico na Secretaria Acadêmica no retorno das atividades presenciais; Informa ainda que conseguiu entregar os PPCs com as revisões, que o do Bacharelado foi encaminhado para a Câmara de Assuntos Estudantis e o da Licenciatura está em trâmite com grande chance de iniciar semestre 2020.2 com os PPCs finalizados e aprovados, e que o curso foi autorizado pela Câmara de Graduação de Assuntos Estudantis a ofertar os componentes do novo PPC nesse semestre; A professora Fernanda informa que no semestre que vem seguirá com a monitoria para os professores que estão com componentes remotos podem utilizar a monitoria para seus trabalhos, e informa sobre o andamento do PIBID no modo remoto. 1.2. Aprovação das atas da 5ª Sessão Ordinária do Colegiado (Bacharelado e Licenciatura). O Coordenador informa que já enviou a ata revisada e questiona aos demais sobre a aprovação, as atas da 5º reunião ordinária e da 1º reunião extraordinária foram aprovadas. 2. Ordem do dia: 2.1. Posse das/os representantes discentes do curso de CSO (Bacharelado): Titular: Jéssica Vitoria Costa Canola / Suplente: Bruno Matheus dos Santos Nessa: O Coordenador informa que a posse é feita pelo Conselho de Câmpus, porém que estando pendente a Resolução do Conselho de Campus, oficialmente ainda não tem representação discente, mas que aproveita o espaço para receber as representantes oficialmente designadas pelo curso. Informa como se deu o processo de consulta nas turmas para eleição das representantes discentes, no Bacharelado houveram duas chapas no início do processo, mas com a posterior desistência de uma delas resultando em apenas uma chapa. 2.2. Posse das representantes discentes do curso de CSO (Licenciatura): Titular: Beatriz Geovana Braiti / Suplente: Ticiana Carla Southier Mesquita: dando sequência o Coordenador dá boas vindas aos representantes discentes da Licenciatura qual houve apenas uma chapa, e o Colegiado aprova os representantes eleitos. 2.3. Comissão de análise das ACCs - Atividades Complementares Curriculares (Bacharelado e Licenciatura): o Coordenador sugere indicar o nome da professora Liria Angela Andrioli como presidente uma vez que ela já se colocou à disposição e questiona qual outro docente tem interesse em participar da Comissão, o professor Cristiano Augusto Durat sugere que no ano que vem, com o retorno dos professores eles sejam consultados para completar a comissão. O Coordenador explica para os representantes discentes o que é a ACC e recomenda que eles orientem os colegas sobre as atividades e carga horária a ser cumprida. Com a concordância de todos, fica indicado apenas o nome da professora Liria Angela Andrioli como presidente da Comissão e deixado em aberto para indicações futuras o nome de outros membros. 2.4. Avaliação do semestre remoto - discentes (Bacharelado e Licenciatura): O Coordenador expõe os resultados da pesquisa de avaliação discente e a Coordenação avalia os dados obtidos. Com base nas respostas, o coordenador calculou que: 78% dos alunos são pontuais às aulas síncronas (80% foi a média geral do Campus), alunos assíduos às aulas síncronas 70% (80,1% foi a média geral), alunos que estudam e fazem as atividades 67% (79,2 média geral); Em dia com as atividades 59% (66,8% é a média geral); alunos que conseguem organizar cronograma de estudos das aulas assíncronas 44% (54,2% média geral); participam das aulas síncronas 41% (52,2% é média geral); alunos que participam dos horários de atendimento 19% (29,4% a média geral). A professora Christiane considera que os números da avaliação são positivos e que os alunos estão tendo um bom desenvolvimento nas aulas remotas. Sobre a qualidade no desenvolvimento das aulas remotas: 78% dos alunos consideram que os conteúdos estão sendo cumpridos (75,9% foi a média Geral do Campus); 70% consideraram que os conteúdos estão adequados ao ensino remoto (59,6% foi a média geral do Câmpus), 67% consideram que os instrumentos utilizados estão adequados para a avaliação dos conhecimentos (60,6% foi a média geral), 67% consideraram que as ferramentas tecnológicas dão condições para o desenvolvimento dos conteúdos (69,8% é a média geral). Os membros debateram sobre a metodologia aplicada para avaliações, chamadas, sobrecarga e ferramentas utilizadas para proporem adaptações para o próximo semestre. Sobre a avaliação da atuação dos professores, 85% dos estudantes avaliaram de forma positiva a apresentação adequada dos conteúdos (64,8% foi a média geral) 81% avaliam como boa a assiduidade e pontualidade dos professores (85,3 foi a média geral do Campus), 74% avalia positivamente a orientação e interesse na turma (65,3% média geral), 67% dos professores incentivam a participação (63,2 média geral). O Coordenador considera que em termos gerais os docentes fizeram um bom trabalho e pondera que acredita que haverá um percentual de desistência devido ao contexto, informa ainda que houveram poucas críticas que referem-se ao instrumento de aula remota, mas não houveram críticas quanto à atuação dos professores. A aluna Beatriz questiona se haverá semana acadêmica, o Coordenador esclarece que a partir do ano que vem acredita que será realizada a semana acadêmica e que será um trabalho conjunto com os alunos. 2.5. Avaliação do semestre remoto - docentes (Bacharelado e Licenciatura); O Coordenador abriu oportunidade para que os docentes exponham suas avaliações sobre o ensino remoto, o professor Cristiano ponderou que em sua disciplina o encaminhamento foi fazer a cada 15 dias um encontro síncrono e outro assíncrono com uma tarefa entre os encontros e que fez uma avaliação e fará outra, e que seu objetivo foi apresentar o conteúdo de forma tranquila sem exigir muito dos alunos para não sobrecarregá-los e reconhece que os alunos estão se esforçando e abrirá nova oportunidade aos alunos que não conseguiram entregar todas as tarefas considerando a excepcionalidade e os prováveis motivos dos alunos. A professora Cristiane destaca que a maior dificuldade foi de interação com os alunos, mas, apesar disso, destaca que a turma era muito participativa, a maioria enviou os trabalhos com antecedência, que entravam em contato com ela em caso de dúvidas, vê os alunos como muito autônomos e se manifestam perante as questões da disciplina. Relata que não conseguiu vencer a ementa da disciplina quanto ao que trata de produção de artigo científico e que se dispõe a ministrar o conteúdo aos alunos em outro momento. O Coordenador informa que em sua percepção as aulas remotas foram muito trabalhosas, difícil, que tiveram diversos problemas em relação ao processo de aulas remotas para o qual não foram orientados adequadamente de como seria o funcionamento das aulas, as avaliações, o tempo muito curto para a carga horária elevada, e que independente disso acha que os professores tiveram um apoio rudimentar, por outro lado considerou ter sido interessante o contato com ferramentas tecnológicas para desenvolver novas competências. Avalia que considerando todas as questões acredita que até esse momento o curso de Ciências Sociais teve um processo adequado considerando todas as dificuldades. A professora Eloá comenta: que a maturidade de 99% dos alunos que foram participativos e autônomos, realizaram muito debates, que aula programada de 50 minutos, tornava-se de 90 minutos com a participação dos estudantes. Muitos fizeram avaliação de recuperação. alguns enviaram trabalhos pelo whatzapp, combinei que levaria no mínimo 24 horas para responder. Que o Webex foi muito ruim, uma aula não funcionou.2.6. Cancelamento de CCRs (Bacharelado e Licenciatura): O Coordenador leu os pedidos dos alunos Beatriz Geovana Braiti para o CCR de Informática Básica, Tales Neres Ornelas para o CCR de Informática Básica e Stefane Diniz de Oliveira para o CCR de Introdução à Filosofia, Produção Textutal Acadêmica e Informática Básica - o Colegiado deliberou pelo deferimento do pedido exclusivamente em decorrência da excepcionalidade do momento em razão do semestre remoto, destacando que no início do próximo semestre de ensino remoto os alunos devem ser orientados que deverão obedecer aos prazos regimentais sendo esclarecido que os alunos já tem experiência com o sistema de aulas remotas e estão adaptados, informando que posteriormente os cancelamentos podem prejudicar a vida acadêmica. 2.7. Oferta de componentes curriculares para o semestre 2020.2 (Bacharelado e Licenciatura); O Coordenador informa sobre as disciplinas a serem ofertadas e após discussões levantadas pelos alunos e docentes o Colegiado decide que os professores poderão pensar se as aulas serão síncronas ou mistas e que isso será definido futuramente. Nada mais havendo tratar, as dezesseis horas e quarenta e seis minutos, a reunião foi encerrada e, eu, Ana Paula Pit Michelin, lavrei a presente Ata que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pelo Coordenador interino do Curso, Felipe Mattos Monteiro, na condição de presidente do colegiado. Laranjeiras do Sul, 17 de dezembro de 2020.
Ana Paula Pit Michelin
Felipe Mattos Monteiro

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 17 de dezembro de 2020.
Data de publicação: 23 de maio de 2025.

Mariano Luis Sanchez
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado) do Campus Laranjeiras do Sul