ATA Nº 3/COL CG CSCB LS/UFFS/2021
Ao vigésimo oitavo dia do mês de junho de dois mil e vinte e um, às dez horas, via videoconferência pelo aplicativo Webex, foi realizada a terceira reunião anual ordinária do Colegiado do Curso de Ciências Sociais - Bacharelado, que aconteceu concomitante com a terceira reunião ordinária do Curso de Ciências Sociais - Licenciatura, presidida pelo Coordenador do Curso, Felipe Mattos Monteiro. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros (as): Felipe Mattos Monteiro, Cristiano Augusto Durat, Liria Ângela Andrioli, Fernanda Marcon, Ticiana Mesquita, a técnica em Assuntos Educacionais Gabriela Ribeiro Cardoso, a representante discente Jéssica Vitória Costa Canola, e, secretariando, a Assistente em Administração Ana Paula Pit Michelin. Justificaram a ausência os membros: Maria Eloá Gehlen justificou sua ausência por ter reunião da LEDOC nesse mesmo horário e sua suplente, professora Marciane, está em licença maternidade. Pauta: 1. Expediente: 1.1. Informes (Bacharelado e Licenciatura); 1.2. Aprovação das atas da 2ª Sessão Ordinária do Colegiado (Bacharelado e Licenciatura). 2. Ordem do Dia: 2.1. Perfil das turmas de ciências sociais - entrada 2021 (Bacharelado e Licenciatura); 2.2. Mestrado em educação - Ofício Circular nº 02/2021 - CLS (Sugestão de docentes para compor o grupo de trabalho (GT) responsável pela elaboração do projeto e implantação do Curso de Mestrado em Educação da UFFS, Campus Laranjeiras do Sul - PR) (Bacharelado e Licenciatura): 2.3. Aprovação dos planos de ensino 2021 (Bacharelado e Licenciatura). Após a leitura e aprovação da pauta, o Colegiado passou a tratar: 1. Expediente: 1.1. Informes (Bacharelado e Licenciatura); O Coordenador informou sobre a participação da bibliotecária na reunião do NDE esclarecendo sobre as bibliografias, nessa foi demandada a consulta à DOP, pela coordenação do curso, sobre a possibilidade de revisão das referências dos PPCs, a bibliotecária irá revisar os PPCs até a metade do mês de julho e depois será possível inserir essa revisão nos PPCs que já estão aprovados mas ainda não foram publicados; o Coordenador comentou que no sábado, dia 12/06/2021, houve a recepção dos calouros juntamente ao curso do Campus Chapecó, onde mais da metade do total de 60 participantes eram calouros de Laranjeiras do Sul, os estudantes organizaram uma palestra sobre "relações do trabalho no espaço acadêmico", comentou que houve também apresentação de talentos. A atividade foi divulgada amplamente e, por isso, elogiou e agradece u o trabalho da representação discente, especialmente o trabalho da Vitória e da Beatriz; o coordenador aproveitou esse momento para registrar as atividades realizadas, a aluna Vitória agradeceu a oportunidade para falar sobre o sarau realizado em recepção aos calouros; o c oordenador informou que houve o processo seletivo para professores substitutos após o pedido de desligamento do professor Josnei, em seu lugar, a professora Daiane foi convocada e iniciou as atividades com Teoria Política II; o coordenador informou que aprovou um projeto de extensão de divulgação dos cursos de Ciências Sociais que se chama "Ciclo de debates em Ciências Sociais: aproximando mundos" para o qual entrou com pedido de mais uma bolsa para o curso de Ciências Sociais, informou que essa possibilidade de bolsa será aberta para o curso de bacharelado, considerando que a licenciatura tem maior quantidade de bolsas por causa do PIBID, convidou para sugestões de temas e interesse em participar com propostas de temas para o próximo semestre; o coordenador lembrou que o curso tem o orçamento de R$ 1.400,00 para reembolso de taxa de inscrição para eventos científicos para docentes e R$ 500,00 para participação de estudantes em eventos científicos. Informou que utilizará uma parte do recurso para um evento e comentou que é importante os demais docentes solicitarem também esse reembolso da taxa de inscrição para utilizar esse recurso; ainda, o Relatório Anual de Atividades deve ser entregue 30 de junho e o Plano Anual de Atividades até o dia 27 de julho; o professor Felipe comentou que haverá uma capacitação do SIPAC sobre inclusão de documentos e assinatura digital em 01/07/2021, às 10h na sala virtual <https://uffs.webex. com/meet/ronaldo.seramimno>; no último Fórum de Coordenadores foi informado que a CPA e o Núcleo de Apoio está organizando o evento de uma semana para organizar a avaliação local e institucional e que foi organizado um questionário em que os docentes tenham a possibilidade de fazer perguntas ou alterar as perguntas que já constam; o professor comentou que quando o MEC faz a avaliação dos cursos ele analisa se há uma comissão de avaliação própria do Campus que faz a auto-avaliação dos cursos, informou que marcará mais uma reunião do colegiado para conversar sobre esse instrumento de avaliação. A técnica Gabriela comunicou que o edital do PIBEX vinculado à Fundação Araucária que está destinado somente para Laranjeiras do Sul e Realeza e esse edital, que será publicado em julho, terá 6 bolsas; no dia 29, às 14 horas, haverá uma palestra sobre a curricularização da extensão intitulada "Currículo, Extensão e Cultura: caminhos para a integração" com professores do Instituto Federal de Santa Catarina; o coordenador agradeceu o debate realizado pelo sindicato dos docentes para chamar a atenção à necessidade de cumprir o plano de vacinação nacional e estadual dos profissionais do ensino superior, solicitando à Direção uma cobrança à s autoridades para garantir o cumprimento do plano; essa solicitação parte de uma demanda d as conselheiras e conselheiros do Conselho de Campus, ressaltando a importância desse trabalho, a partir do qual os profissionais da educação superior já conseguiram se vacinar; a professora Fernanda informou que foram disponibilizadas algumas doses para estudantes bolsistas de ensino e pesquisa que foram considerados profissionais da educação e hoje a ASSAE enviará as declarações para que esses estudantes possam se vacinar. 1.2. Aprovação das atas da 2ª Sessão Ordinária do Colegiado (Bacharelado e Licenciatura): A ata foi aprovada sem alterações. 2. Ordem do dia: 2.1. Perfil das turmas de ciências sociais - entrada 2021 (Bacharelado e Licenciatura); o Coordenador compartilhou os dados que foram enviados pela Secretaria Acadêmica a respeito do perfil das turmas, citando que foram ofertadas 30 vagas para licenciatura, que teve 23 vagas ocupadas, e das 30 vagas ofertadas para o bacharelado, 21 foram ocupadas. O perfil da turma é constante de diversidade regional, com estudantes advindos do ensino médio e outros já com curso de graduação. 2.2. Mestrado em Educação - Ofício Circular nº 02/2021 - CLS (sugestão de docentes para compor o grupo de trabalho - GT - responsável pela elaboração do projeto e implantação do Curso de Mestrado em Educação da UFFS, Campus Laranjeiras do Sul - PR) (Bacharelado e Licenciatura): o coordenador mostrou o ofício com a proposta de criação do Mestrado em Educação no Campus, comentando que o Colegiado deve designar dois representantes para compor essa Comissão, a professora Líria comentou que essa demanda regional foi identificada em 2017 e é importante por fortalecer não só o Campus, mas a Universidade como um todo; ainda, informou que participou de algumas reuniões que reforçaram a importância da criação do curso. O professor Cristiano somou à fala da professora Líria informando que surgia esse questionamento na comunidade para o Mestrado em Educação e acredita que há grande potencial para desenvolver algumas linhas de pesquisa, a exemplo de políticas públicas, questões indígenas, entre outros; considera que o Diretor Martinho está encaminhando a proposta respondendo à demanda da comunidade como política de formação de professores, e se colocou à disposição para fazer parte do GT, se for de interesse do Colegiado. A professora Líria trouxe outros elementos que não constam no referido ofício, informando que no programa interdisciplinar de Agroecologia e D esenvolvimento Rural Sustentável os alunos comentam sobre a falta de um Mestrado em Educação. A técnica Gabriela registrou a necessidade de se pensar no apoio técnico para atuar no Mestrado, uma vez que devem ser alocados servidores para não gerar acúmulo de funções para os TAES, considerando que, uma vez que já tenha corpo técnico designado, este poderá atuar de forma melhor para atendimento das demandas. A professora Liria comentou que hoje há no Campus apenas um TAE que responde por todos os programas de Pósgraduação e que a função secretarial vai além de fazer ata, devendo o técnico assessorar os professores, organizar bancas entre outras atividades. O professor Cristiano citou que houve propostas de outros cursos que foram inviabilizadas por disputas políticas, sugerindo, então, que se mantenha a indicação de cada Colegiado e aquele que não quiser indicar, que fique de fora do GT para não prejudicar o andamento da proposta, solicitando ainda que o Colegiado de Ciências Sociais faça a indicação no prazo solicitado, pois entende que a proposta é coletiva do Campus e não de uma determinada corrente. A docente Fernanda esclareceu que a discussão feita por ela, professores Roberto e Felipe foi com a finalidade de indicar professores que fazem parte dos eixos dos cursos para atuar em conjunto. O coordenador defendeu que seja debatida no GT a necessidade de um Técnico Administrativo para o Mestrado. Solicitou que os docentes que comporão o GT tragam para as reuniões o olhar aten to à estrutura organizacional do Mestrado, a fim de manter o Colegiado ciente dos encaminhamentos. O professor Cristiano esclarece que sua preocupação refere-se a grupos do Campus atrapalharem o andamento dos trabalhos por questões políticas, pois há blocos que dividem o Campus; afirmou interesse em favorecer os grupos de pesquisa das licenciaturas e de Ciências Humanas pensando a educação como um todo. A professora Liria ressaltou que se outros membros do Colegiado tiverem interesse em ter seu nome indicado para participar do GT, ela pode se colocar à disposição em outros Colegiados dos quais participa. Sugeriu que o Colegiado indique a importância de constar também a necessidade de TAEs compondo o GT, preferencialmente Técnicos em Assuntos Educacionais ou Pedagogos para formar o corpo administrativo, que é de suma importância para o Mestrado. Após as considerações, o Colegiado aprovou a indicação dos professores Liria Ângela Andrioli e Cristiano Durat, que se colocaram à disposição para compor o GT e o registro da sugestão de indicação de ao menos um TAE para compor o GT, destacando a importância de ser designado o corpo de trabalho Técnico Administrativo para secretariar o referido Mestrado desde a sua implantação. 2.3. Aprovação dos Planos de ensino 2021 (Bacharelado e Licenciatura). O coordenador relembrou que nesse semestre estão sendo ofertadas 13 disciplinas e informou que todos os Planos de Ensino cumprem os requisitos, sendo que o único indisponível para encerramento é o do CCR Teoria Política II, cuja docente iniciou suas atividades na semana passada e precisa de mais tempo para construir o Plano de Ensino; o coordenador considera que este pode ser aprovado posteriormente. Desta forma, o Colegiado aprovou os Planos de Ensino, com exceção do CCR Teoria Política II. Nada mais havendo a t ratar, as onze horas e quarenta e seis minutos, a reunião foi encerrada e eu, Ana Paula Pit Michelin, Assistente em Administração da Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que, depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pelo csoordenador interino do Curso, Felipe Mattos Monteiro, na condição de presidente do colegiado. Laranjeiras do Sul, 28 de junho de 2021.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 28 de junho de 2021.
Data de publicação: 24 de junho de 2025.
Mariano Luis Sanchez
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado) do Campus Laranjeiras do Sul