ATA Nº 1/COL CG LPEL RE/UFFS/2023

1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: PORTUGUÊS E ESPANHOL (LICENCIATURA) DO CAMPUS REALEZA (EMEC 5000406) (SIGLA ANTERIOR CCLL-RE)

Aos sete dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e três, às catorze horas, na sala do Laboratório de Letras LAB 106, realizou se a 01ª Reunião Ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, presidida pela Coordenadora do Curso, Professora Rosiane Moreira da Silva Swiderski, e secretariada por mim, Jeani Escher Schmidt. Fizeram-se presentes à reunião os membros titulares do Colegiado: Gilson Luís Voloski, Cristiane de Quadros, Clóvis Alencar Butzge e Marcos Roberto da Silva. Os membros suplentes: Marcia Adriana Dias Kraemer Angela Maria Meili e João Carlos Rossi. Participaram as professoras Andreia Cristina de Souza e Ana Carolina Teixeira Pinto. Jeverson Luiz Cattani justificou ausência informando participação do seu suplente Giuliano. Não compareceram e não justificaram: Giuliano Kluch, Iara Maria Adriano e Thais Mendes da Purificação. Iniciada a sessão e conferido o quórum regimental, passou-se ao 1. EXPEDIENTE. 1.1 Informes. a) A professora Cristiane informou que nos dia 10, 13 e 15 de fevereiro haverá rodas de conversa organizadas pelos alunos da Pedagogia, do PIBID e SEPEC, com temas distintos. O primeiro tema discutirá Alfabetização e Letramento e Educação de Jovens e Adultos. b) Rosiane informou: duas candidatas se inscreveram no edital de transferências e retornos e foram deferidas; e o edital para contratação de professor substituto para a vaga da professora Sabrina está em andamento. c) Rosiane solicitou informações sobre os contatos dos alunos da monitoria para repassar aos interessados. A professora Marcia enviará um folder com as informações para divulgação entre os discentes. d) Na sequência, Rosiane abordou a questão dos alunos em situações INC, como fica o direito deles com a mudança no sistema. Andreia recordou que essa situação só pode ser mantida um semestre além daquele em que o CCR está sendo cursado. A política de adiar por mais tempo é do curso, não do regulamento. e) Rosiane pediu atenção dos docentes para rever os casos de Regime Domiciliar lançados na planilha de controle e se houver algum pendente para que seja dado o devido encaminhamento. f) Posteriormente, informou que houve eleição dos representantes do Centro Acadêmico de Letras. g) a Coordenação Acadêmica solicitou à coordenação do curso para informar quem são os professores que possuem orientação de TCC e de estágio. Também serão informadas as orientações de projetos de pesquisa e de extensão, por compreender que são atividades que integram as orientações de TCC. Cada 3 orientações equivalem a 1 crédito para o docente. h) A professora Ana Caroline informou assumir a orientação da aluna Eduarda Artini. i) Rosiane informou o seu desligamento da comissão de autoavaliação do curso. Não havendo mais informes, passou a 2 Aprovação de Atas de Colegiado. As atas ATA Nº 10/CCLL-RE/UFFS/2022, ATA Nº 11/CCLL-RE/UFFS/2022, ATA Nº 12/CCLL-RE/UFFS/2022 e ATA Nº 13/CCLL-RE/UFFS/2022 foram apreciadas e aprovadas. Após expediente, a presidente apresentou a pauta da sessão e consultou os membros sobre sugestões de inclusão ou alteração de ordem dos pontos de pauta. 2.1 Oferta de CCRs e horário das aulas para o semestre 2023.1; 2.2 Quebra de pré-requisitos para cursar CCR em 2023.1; 2.3 Recomposição do Colegiado e NDE; 2.4 Indicação de docentes para compor a Comissão de Avaliação das ACCs e Comissão de Planejamento e avaliação dos planos de ensino para o semestre 2023.1; 2.5 Encaminhamento dos Projetos de Pesquisa da 8ª fase; 2.6 Avaliação Semana Acadêmica Integrada; 2.7 Indicação de novo coordenador Adjunto para o PIBID de Língua Portuguesa e Colaboradores do Residência Pedagógica; 2.8 Atualização do Grupo de Pesquisa Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (GELLI); Todos de acordo com o programado, passou-se a 2. ORDEM DO DIA: 2.1 Oferta de CCRs e horário das aulas para o semestre 2023.1: A professora Rosiane informou ter encaminhado a solicitação para abertura de turmas para o próximo semestre letivo. Questionou o colegiado quanto a esperar o professor que vai substituir a professora Sabrina assumir a vaga para depois abrir turma para o CCR GLA 266. Todos Concordaram em esperar. Informou quanto a segunda-feira da semana de carnaval, se for considerado ponto facultativo, os professores serão orientados em relação ao encaminhamento das atividades para os alunos e preenchimento dos diários. A princípio poderá ser lançado REA – Reposição Excepcional de Atividades, o que ainda precisa de confirmação da coordenação acadêmica, a qual será encaminhada por e-mail a todos os docentes. A professora Cristiane informou que foram dados os encaminhamentos para substituição da professora Mariane, a qual assumiu a vaga em outro concurso. Serão analisados perfis de redistribuição ou será encaminhada publicação de edital para concurso. Quebra de pré-requisitos para cursar CCR em 2023.1: Rosiane informou ao colegiado que fará uma análise dos casos em que há necessidade de pedir a quebra de pré-requisitos e solicitará via ofício a DRA a quebra de pré-requisito apenas para esses alunos e não a turma toda. O colegiado está de acordo. 2.3 Recomposição do Colegiado e NDE: deliberou-se pela alteração da composição do Colegiado e ficou proposto professora Andréia como titular da coordenação de estágios e Ana Carolina como suplente. Clóvis como titular do colegiado e Marcia como sua suplente. Angela como titular do colegiado e Ana Carolina como sua suplente. Sabrina como titular do colegiado e João Carlos fica como seu suplente. Cristiane de Quadros como titular e Vanessa dos Santos Moura como sua suplente. Giuliano como titular e Jeverson fica como suplente. A discente Flavia de Oliveira como titular e Iara Maria Adriano sua suplente. O discente Gabriel Leal Santos como titular e Thais Mendes da Purificação como sua suplente. Assumem a composição do NDE: Gilson, Ana Carolina, Sérgio e Clóvis. Deixam o núcleo os professores Saulo, Antonio e Marcia 2.4 Indicação de docentes para compor a Comissão de Avaliação das ACCs e Comissão de Planejamento e avaliação dos planos de ensino para o semestre 2023.1: A comissão de avaliação das ACCs será composta pela professora Andreia e o professor Clóvis. Sobre a comissão de Planejamento, foram indicados professores representantes por fase, os quais ficaram responsáveis de reunir os docentes por fase e dialogar sobre o planejamento, comprometendo-se de apresentar ao colegiado os encaminhamentos e propostas de trabalho do grupo. Professor João representante da 1ª fase; Marcia da 3ª fase; Clóvis da 5ª fase; Marcos da 7ª fase; Ana Carolina da 9ª fase e Angela da 11ª fase. Esses professores também responderão pelas atividades de avaliação dos planos de ensino dos CCRs pelas respectivas fases. As atividades de planejamento devem ser encaminhadas até a próxima reunião do colegiado, a qual foi antecipada do dia 01/03 para 28/02em função das férias acadêmicas. 2.5 Encaminhamento dos Projetos de Pesquisa da 8ª fase: O professor Clóvis solicita ao colegiado para deliberar sobre a situação INC dos alunos matriculados em CCR de projeto de pesquisa. De acordo com o cenário em que se encontram os projetos os alunos não vão conseguir qualificar até o fim do semestre, pede-se para os orientadores avaliarem o que foi produzido até o momento e atribuir nota, bem como autorização para realizar a defesa no próximo semestre – 2023.1. O colegiado deliberou a favor sem possibilidade de abrir precedentes para outras fases. 2.6 Avaliação Semana Acadêmica Integrada: Angela observou que a junção dos cursos movimentou mais as atividades realizadas no campus. João acrescentou que a semana ampliou o horizonte dos alunos em relação às áreas de atuação dos cursos. Gilson elogiou a iniciativa, os temas abordados, mas pontuou que a data do evento não foi propícia, havia atividades acontecendo concomitantemente, o que acumulou muitas tarefas. Marcia sugeriu trabalhar as produções para os eventos com maior antecedência, modelo instrutivo e estipular quantitativo de participantes. Andréia sugeriu incluir a atividade das cartas pedagógicas no planejamento de ensino. Marcos ponderou a respeito de pensar a continuidade dessa integração, se será possível encontrar temas que integrem os três cursos. Cristiane avaliou a semana de forma positiva, com espaços produtivos, momentos para ressignificar o retorno as aulas presenciais, repensar a formação. Também enfatizou a participação de órgãos e instituições da cidade. A aproximação deu origem a novas parcerias. No entanto, é preciso fazer o planejamento dos eventos e informar essas instituições no início do ano para nossos eventos serem contemplados no planejamentos dos órgãos e entidades. Ana Carolina argumentou a favor de pensar eventos também para a área da Língua Espanhola. O colegiado mencionou várias possibilidades de eventos com possibilidade de realização durante o ano. Diante dessa situação é preciso criar um calendário com os eventos do curso e da instituição para ver quais podem ocorrer de forma integrada, definir a periodicidade em que acontecerão e para não prejudicar o planejamento das atividades letivas. Para Clóvis a semana possibilitou melhor aproveitamento de recursos financeiros, dias letivos, e divisão do trabalho, mas ainda é preciso envolver mais os professores, técnicos e alunos. Rosiane acrescentou que houve organização e distribuição de tarefas com iniciativa dos próprios alunos dos três cursos. 2.7 Indicação de novo coordenador Adjunto para o PIBID de Língua Portuguesa e Colaboradores do Residência Pedagógica: o professor Sérgio foi indicado e aprovado pelo colegiado como Coordenador Adjunto do PIBID Letras. A professora Ana Carolina foi indicada e aprovada pelo colegiado para assumir a Orientação de um dos núcleos de Residência Pedagógica. Os professores Andréia e Marcos passam a atuar como colaboradores nos núcleos de Residência Pedagógica. 2.8 Atualização do Grupo de Pesquisa Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (GELLI): Clóvis informou que o grupo foi descredenciado e que para voltar a ativa é preciso atualizar as informações dos participantes. Sugeriu abrir o grupo para novos integrantes. O encaminhamento dado é fazer o levantamento das informações via whatsapp e agendar uma reunião do grupo. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Jeani Escher Schmidt, secretária, lavrei a presente Ata que, após aprovação, será devidamente assinada por mim e pela presidente. 

Data do ato: Realeza-PR, 07 de fevereiro de 2023.
Data de publicação: 03 de abril de 2025.

Marcos Roberto da Silva
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras (Português e Espanhol) do Campus Realeza