ATA Nº 6/COL CG LPEL RE/UFFS/2024

6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: PORTUGUÊS E ESPANHOL (LICENCIATURA) DO CAMPUS REALEZA (EMEC 5000406) (SIGLA ANTERIOR CCLL-RE)

Aos oito dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte e quatro, às catorze horas, na sala 107 do Laboratório 1, realizou-se a 06ª Reunião Ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Letras - Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza, presidida pela Coordenadora do Curso, Professora Márcia Adriana Dias Kraemer e secretariada por mim, Jeani Escher Schmidt. Fizeram-se presentes à reunião os membros do Colegiado: os Professores Marcos Roberto da Silva, Andréia Cristina de Souza, Sabrina Casagrande, Naiane Carolina Menta Três, Matheus França Ragievicz, Rosiane Moreira da Silva Swiderski, Saulo Gomes Thimóteo, o Servidor TAE Giuliano Kluch e os Discentes Gabriel Santos Leal e Daiana Fernanda Motta Dickel. Os professores Cristiane de Quadros, Ana Carolina Teixeira Pinto e Emerson Martins justificaram a ausência. Iniciada a sessão e conferido o quórum regimental, passou-se ao 1. EXPEDIENTE. 1.1 Informes. O professor Marcos informou que o curso recebeu três alunos novos, os quais ingressaram via edital de transferência. Também informou que a aluna Ana Keli Amaral dos Santos deve retornar ao curso este semestre. A professora Naiane informou que no final do mês de agosto 2 alunos do curso participarão da Jornada de Monitores. O professor Matheus solicitou aos colegas ajuda na divulgação do processo seletivo para contratação de bolsistas para o CELUFFS. Ele informou que o valor da bolsa é de R1.550,00 e estão sendo ofertadas duas vagas para professores de língua espanhola. A inscrição é on-line. O servidor Giuliano falou sobre os preparativos para as comemorações dos 15 anos da UFFS e elogiou a realização do Festival Cultura sem Fronteiras, que esse ano tornou possível a apresentação de produções de melhor qualidade. Ele disse que o evento motivou a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura a adquirir um kit de instrumentos musicais para os campi da Universidade. A professora Rosiane solicitou verificar a situação da aluna Mayara da Silva da Rosa, a qual está afastada por motivos de saúde. Segundo Rosiane é preciso relembrar os professores desse semestre em relação ao período de afastamento da aluna. A professora Márcia informou que enviou um e-mail da Coordenação do Curso aos professores solicitando quem pode colaborar como avaliador de trabalhos do SEPE. Também enviou um e-mail questionando se os professores possuem interesse e em qual área pretendem realizar a capacitação no próximo ano. Na sequência, a professora Márcia falou da organização do SELAC, disse que as inscrições estão abertas, solicitou colaboração para divulgar o evento, e pediu aos professores para privilegiar a participação em eventos de ensino. Quanto aos convidados palestrantes, Márcia solicitou a colaboração dos colegas para realizar uma acolhida afetiva e quem puder, hospedagem solidária. Aqueles que tiverem disponibilidade devem avisar a Coordenação do Curso. 1.2 Aprovação de Atas de Colegiado. A ATA Nº 05/2024/CCLL-RE/UFFS está pendente de aprovação. 2. ORDEM DO DIA: a professora Márcia apresentou os pontos de pauta e pediu sobre novas inclusões e/ou alterações na ordem do dia. Todos concordaram com a pauta enviada na convocação. 2.1 CCR´s Projeto e Pesquisa V e Projeto de Extensão V: o Aluno Gabriel expôs a situação dos alunos que não podem frequentar presencialmente as aulas dos dois componentes ofertados no turno da tarde. Disse que quando foi solicitada a oferta dos componentes à Coordenação do Curso, os alunos pensaram que os encontros seriam realizados com seus respectivos orientadores. A professora Rosiane solicita um parecer do Colegiado quanto a condução dos CCR´s dessa forma. O Colegiado deliberou a favor do pedido dos alunos, com a ressalva de que os mesmos devem encaminhar à professora Rosiane um cronograma de encontros com seus orientadores, com lista de presença a ser apresentada no final do semestre, devidamente assinada. 2.2 Alterações no Regimento do Curso: A secretária Jeani falou que a comissão designada para conduzir o processo eleitoral para eleger a nova Coordenação do Curso identificou a impossibilidade de realizar a eleição de forma eletrônica. Segundo informações obtidas junto ao setor de TI, o empecilho está no fato de que o membro da comunidade externa não tem acesso aos sistemas da Universidade, inviabilizando um processo eleitoral eletrônico. Por esse motivo, a comissão questiona o Colegiado quanto a necessidade de ter em sua composição tal representação da comunidade externa. Após debater o assunto, o Colegiado deliberou a favor de alterar o Regimento do Curso e retirar o membro da comunidade externa da sua composição. No entanto, o servidor Giuliano ficou de encaminhar ao Conselho de Campus a solicitação de um sistema mais inclusivo que se adapte as necessidades da instituição. 2.3 Substituição do Servidor Jeverson Luís Catani: a secretária Jeani informou que o servidor Jeverson solicitou, por motivos pessoais, sua saída do Colegiado. A decisão foi acatada pelo Colegiado do Curso e a servidora Jeani se dispôs a assumir a função de suplente do servidor Giuliano. 2.4 CCR Produção Textual Acadêmica: A professora Márcia falou sobre o afastamento da professora Christiane Maria Nunes de Souza no primeiro semestre, ocorrido por motivo de saúde. Devido a isso, um dos componentes que ela ministrava, Produção Textual Acadêmica - PTA, ofertado ao Curso de Nutrição, não teve continuidade por falta de professor. Havia a possibilidade de contratação de um professor substituto para o semestre 2024.2, mas a professora Christiane foi orientada a retomar algumas das suas atividades laborais. Sendo assim, as professoras Márcia e Sabrina decidiram assumir o CCR do semestre anterior que precisa ser concluído no Curso de Nutrição. O Colegiado discutiu sobre a situação, a forma como tudo aconteceu, e concluiu que é preciso melhorar a comunicação na instituição e dos professores com a Coordenação do Curso, para que os envolvidos e responsáveis pela condução das atividades possam conduzí-las de maneira mais assertiva. 2.5 Professor Orientador: A professora Márcia falou da necessidade de o Colegiado definir como funcionará a figura do professor orientador no Curso de Letras, em função da evasão do curso, da necessidade de orientar alunos com necessidades especiais e com dificuldades de aprendizagem. Os professores sugeriram algumas alternativas e ficou definido que os professores de cada fase farão um acompanhamento da turma. As questões pertinentes serão discutidas em reuniões pedagógicas realizadas no início, meio e fim do semestre. 2.6 Validação de Componente Curricular para provável formanda Luana Sabrina Avila Ferreira Socolloski: A secretária Jeani informou que a aluna Luana procurou a Coordenação do Curso para validar um componente curricular. Após analisar o histórico da aluna identificou-se que ela cursou o CCR Produção Textual I para validar Leitura: questões conceituais e metodológicas e Produção textual: questões conceituais e metodológicas, No entanto, ela não conseguiu validar o CCR Produção textual: questões conceituais e metodológicas porque havia cursado o mesmo. Dessa forma ela ficou com pendência de um componente optativo, o que impossibilita a conclusão do curso. Em conversa com a professora Rosiane surgiu a possibilidade de utilizar a carga horária de atividades do Programa de Residência Pedagógica - PRP para validar o CCR Leitura de autoria feminina, ou então, Gêneros discursivos. O Colegiado aprovou as duas possibilidades, mas a preferência é por utilizar a carga horária do PRP. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Jeani Escher Schmidt, secretária, lavrei a presente Ata que, após aprovação, será devidamente assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Realeza-PR, 08 de agosto de 2024.
Data de publicação: 04 de abril de 2025.

Marcos Roberto da Silva
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras (Português e Espanhol) do Campus Realeza