ATA Nº 8/COL CG PDGL RE/UFFS/2024

3ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (LICENCIATURA) DO CAMPUS REALEZA (EMEC 1572636) (SIGLA ANTERIOR CCLP-RE)

ATA Nº 08/2024 CCPL-RE
ATA DA TERCEIRA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2024 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA


Aos sete dias do mês de outubro de dois mil e vinte e quatro, às catorze horas e dez minutos, presencialmente, na sala de videoconferência do Bloco dos servidores, realizou-se a 3ª Reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, presidida pelo coordenador do Curso, professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia e secretariada por mim, Izabel Ronsoni Gilioli. Fizeram-se presentes à reunião os membros do Colegiado: Ronaldo Aurélio Gimenez Garcia, Jackson Luís Martins Cacciamani, Márcio Luis Marangon, Eliane de Souza Sabatini, Marinez Aparecida Bueno Schimidt, Bárbara Grace Tobaldini de Lima, Silvia Carla Conceição Massagli e Lucimar Johansson. Justificaram a ausência: Carmen Elisabete de Oliveira e Christiane Maria Nunes de Souza. Não compareceram e não justificaram a ausência: Liliana da Silva Butzge, Rafael Faller Deola e Silvana Aparecida da Silva. Iniciada a sessão, o presidente saudou os presentes, apresentou a pauta: 1 EXPEDIENTE 1.1 Informes; 2 ORDEM DO DIA 2.1 Atividades do curso para o SEPE; 2.2 Pontos de prova e bancas para as vagas da Pedagogia; 2.3 Definição de critérios para vagas de retorno de graduado e transferência interna; 2.4 Definição da coordenação do Pibid; 2.5 Processo de Reconhecimento do curso. Não havendo inclusão na pauta passou-se ao: 1 Expediente: 1.1 Informes: a) O presidente informa que nessa sexta-feira (11) não haverá a visita programada do Colégio Mario de Andrade. A turma que viria no dia 11, acompanhará a turma já programada no dia 18 de outubro. 1. ORDEM DO DIA: 2.1 Atividades do curso para o SEPE: considerando que a partir do dia 14 até o dia 18 de outubro, acontecerá o XIII SEPE (décimo terceiro Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão) e concomitante a ele, nos dias 15, 16 e 17, no período matutino, a visitação das escolas, proporcionadas pelo Projeto de extensão “UFFS de portas abertas”, a coordenação do curso solicitou a definição de responsáveis pela atividade. O colegiado definiu que os estudantes da educação básica seriam recebidos no laboratório 105, espaço que abriga a brinquedoteca. Professora Sílvia sugeriu a aplicação de um teste vocacional, inclusive como forma de levantamento de informações sobre as lacunas e potenciais cursos para implantação no Campus, no entanto não houve tempo hábil para informatizar o formulário e criar algorítimos para a correção e atribuição da pontuação necessária, por isso a atividade foi descartada, no entanto surgiram outras ideias, como teatro com fantoches, atividade de experimentação com literatura a partir do conto da Clarice Lispector: “Banhos de mar” ou “O ovo ou a galinha”, e exposição de painéis montessorianos. Ficou acordado pelo colegiado que a professora Sílvia e professor Jackson organizarão a sala e as atividades que melhor atendam o curso e os estudantes que participarão da visita. Na terça-feira (15), os(a) professores(as), Jackson, Ronaldo e Sílvia serão os responsáveis pelo acompanhamento da sala, na quarta-feira (16) Jackson, Eliane e Ronaldo e na quinta-feira (17), Sílvia, Jackson e Ronaldo. Na sexta-feira (18), quando da visita do Colégio Mário de Andrade, os responsáveis serão o professor Ronaldo e a professora Carmen. 2.2 Pontos de prova e bancas para as vagas da Pedagogia: o presidente apresentou a pauta lendo o arquivo já iniciado e compartilhado anteriormente com o colegiado para contribuições. O modelo foi produzido pelo professor Ronaldo através de pesquisas em editais e outras bancas de concurso que já ocorreram e/ou que estão em andamento a fim de embasar inicialmente a discussão. Professor Jackson sugeriu algumas alterações e inclusões na área da Educação Infantil, para a área de Alfabetização, Linguagem e Letramento e para a área de Práticas Pedagógicas nos anos iniciais da Educação Básica, justificando o motivo de suas colocações. O professor Oto também fez sugestões via aplicativo de mensagens. As sugestões do professor Oto e do professor Jackson foram discutidas pelos membros presentes. O professor Ronaldo fará as modificações e disponibilizará para nova leitura antes da versão final e envio. 2.3 Definição de critérios para vagas de retorno de graduado e transferência interna: O curso possui 7 vagas ociosas que podem ser disponibilizadas para ingresso no primeiro semestre do ano de 2025. Após discussões, ficou definido que serão disponibilizadas 2 (duas) vagas para transferência interna e retorno de aluno-abandono, 3 (três) vagas para transferência externa e 2 (duas) vagas para retorno de graduado, sendo que para desempate, em caso de haver mais inscritos que o número de vagas, serão adotados os critérios definidos pelo regulamento de graduação. 2.4 Definição da coordenação do PIBID: O professor Márcio explanou que até o momento o curso está sem coordenador para o Pibid e que é preciso que haja a definição o mais rápido possível, pois todos os documentos referentes ao projeto devem ser enviados até novembro, para que ele seja cadastrado, e todas as demais tarefas sejam finalizadas. Considerando que nenhum dos professores presentes se disponibilizou a assumir a coordenação, o professor Ronaldo se comprometeu a conversar com a professora Cristiane de Quadros para consultar a sua disponibilidade, bem como se há o impedimento de assunção de docente que não seja da área da pedagogia. 2.5 Processo de Reconhecimento do curso: O presidente informou que fez os primeiros preenchimentos no Sistema e-MEC e estando tudo de acordo a avaliação poderá ocorrer ainda no ano de 2024. Desse feito, as atividades precisam ser divididas para que o processo seja o mais ágil possível. O processo é trabalhoso, com muitas informações que precisam ser inseridas e todas elas devem ser comprovadas. As informações são divididas em 3 dimensões e cada dimensão possui diversos indicadores que precisam ser informados e comprovados. Assim, o trabalho em cada grupo de dimensões será dividido entre os servidores diretamente envolvidas com o curso, especialmente os membros desse colegiado, para que no prazo de 15 dias seja finalizada a escrita. Ficando a cargo do coordenador e vice-coordenador, reunirem-se para distribuir as tarefas. Nada mais havendo a constar, às dezesseis horas e trinta e dois minutos, foi encerrada a sessão, da qual eu, Izabel Ronsoni Gilioli, secretária, lavrei a presente ata que, após aprovação, será devidamente assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Realeza-PR, 07 de outubro de 2024.
Data de publicação: 03 de abril de 2025.

Cristiane de Quadros
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Realeza