ATA Nº 5/CONSC CH/UFFS/2025

ATA DA 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2025 DO CONSELHO DE CAMPUS CHAPECÓ

Aos treze dias do mês de março de dois mil e vinte e cinco, às catorze horas e dez minutos, no auditório do bloco dos professores, realizou-se a 2ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus de 2025, presidida pela Diretora do Campus Chapecó, prof.a Adriana Remião Luzardo. Participaram da sessão os conselheiros: Cladis Lutinski (Coordenação Administrativa), Crhis Netto de Brum (Coordenação Acadêmica); Péricles Luiz Brustolin, Fabiano Geremia, Marco Aurelio Tramontin Da Silva, Braulio Adriano De Mello e o(a) adjunto(a) Giancarlo Salton, Julia Valéria Bitencourt, Roberto Carlos Pavan, Nedilso Lauro Brugnera, Igor de França Catalão, Antonio Marcos Correa Neri, Patrícia Haas (coordenadores/adjuntos de graduação); Janice Teresinha Reichert, Clóvis Brondani, Adriana Maria Andreis, Sarah Maciel (coordenadores/adjuntos de pós-graduação); Valéria Silvana Faganello Madureira, Ivan Paolo de Paris Fontanari, Charles Albino Schultz, Marcelo Guerreiro Crizel, Cláudia Felisbino Souza, Rozilene Bellaver (representantes eleitos). Justificaram ausência: Antonio Marcos Myskiw e o(a) adjunto(a) Marlon Brandt, Cláudia Finger e o(a) adjunto(a) Cristiane Horst, Ana Cláudia Lara e o(a) suplente Jean Carlo Rodio, Elisangela Ribas dos Santos e o suplente Denis Carvalho, Vilmar Roque Pereira e suplente. Não justificaram ausência: Rubi Garcia Vieira, Antônio Luiz Miranda e o(a) adjunto(a) Bruno Antônio Picoli, Cláudia Finger e o(a) adjunto(a) Cristiane Horst, Andréa Simões Rivero e o(a) adjunto(a) Patrícia Gräff, Claudecir Dos Santos e o(a) adjunto(a) Ana Maria De Oliveira Pereira, Valdir Prigol e o(a) adjunto(a) Marcia Adriana Dias Kraemer, Jeferson Santos Araújo e o(a) adjunto(a) Vander Monteiro da Conceição, Katia Aparecida Seganfredo e o(a) suplente Vicente Neves da Silva Ribeiro, Humberto Tonani Tosta e o(a) suplente Silvia Silva de Souza, Heric Carvalho Vieira e o(a) suplente Christopher Araujo Venet, Locenir de Moura Selivan e o(a) suplente André Felipe Nunes da Silva. Na sequência, passou-se à parte do Expediente, começando pelo item 1.1 Apreciação da ata da 1ª Sessão Ordinárias de 2025. Em regime de votação, com uma abstenção, a ata foi aprovada. Avançou-se, então, ao item 1.2 Comunicados: Cladis repassou que a nova cantina foi inaugurada no último dia 10 de março e que a obra da quadra poliesportiva ainda está em andamento. Lembrou que a Lei Orçamentária Anual não foi aprovada até o momento, o que resulta em limitação orçamentária. Também falou que, a partir de agora, haverá a opção de veículos para deslocamento de estudantes que necessitem realizar atividades em locais cujo o acesso seja por estrada de chão. O conselheiro Marcelo Crizel reforçou a sistemática sobre o bom uso dos equipamentos e espaços da UFFS. Relatou que houve 1527 atendimentos em 1 ano desde a implantação do sistema de chamados de manutenção. O prof. James Berto, que estava acompanhando a presente sessão, lembrou que a UFFS participa do programa de contingência de segurança nas escolas, a qual abrange também as universidades. O conselheiro Fabiano Geremia relatou que nesta semana iniciou as aulas do curso de Ciências Econômicas. Lamentou que não havia professor vinculado para a disciplina de Introdução ao Pensamento Social, tendo em vista que o professor originalmente previsto para ministra esta aula foi deslocado para outra disciplina, o que acarretou transtornos aos alunos ingressantes, algo que poderia contribuir para a evasão. Frisou que para a próxima semana deve haver professor para tal disciplina. Neste sentido a conselheira Crhis argumentou que, inicialmente, para disciplinas de domínio comum, o curso de Ciências Sociais que organizaria, juntamente com outros cursos, a disponibilização do respectivo CCR. Entretanto, ocorreu um ruído na comunicação onde o curso supracitado não avisou a Coordenação Acadêmica sobre esta situação. Ao averiguar melhor sobre, foi reportado que o curso estava aguardando a chegada de um professor substituto, o qual, todavia, só entraria em exercício na metade deste mês. Reiterou que aguarda uma posição do curso de Ciências Sociais para melhor esclarecimento sobre os motivos de não haver docente. O conselheiro Péricles, por sua vez, repassou a situação da falta de professor da disciplina de Marketing no curso de Administração. Tal questão chegou a ser discutida no Conselho Universitário e tinha sido pactuado, por meio da DECISÃO Nº 32/CONSUNI/UFFS/2024, que seria designado professor substituto para este curso. Todavia, alegou que as turmas de Marketing continuam sem professor, já que ainda não foi disponibilizado ao curso docente para esta disciplina. Questionou que, na mesma decisão supracitada, se manteria o ingresso no semestre 2025/1 do curso de Administração, mas que haveria, como contrapartida, este substituto. Lamentou que não há perspectiva da vinda de professor, algo que considera grave pois confiaram no que fora pactuado no CONSUNI. Sobre isto, a conselheira Crhis ponderou que, por parte da Coordenação Acadêmica, não foi recebido código de vaga para docente substituto liberada para uso no curso. Contextualizou que foi recebida planilha da reitoria em dezembro de 2024, devendo encaminhar a mesma até dia 19 daquele mês com dados dos substitutos bem como questionamentos sobre carga horária e demais apontamentos necessários. Por ser fim de ano, os coordenadores não poderiam auxiliar, o que ensejou que tão logo retomassem às atividades, seria reenviado a planilha para os coordenadores preencherem os dados relativos aos substitutos. Crhis argumentou que no fim de janeiro foi encaminhado à reitoria a planilha com os dados que se tinha, mostrando que não havia código de vaga para atender naquele momento a necessidade do curso de administração. Por hora, relatou que não há códigos de vagas para substituto no campus, nem mesmo, talvez, para os próximos 20 dias, pensando-se em movimentações futuras. Neste sentido, o conselheiro Péricles sugeriu fazer um comunicado no CONSUNI relatando esta situação. Adiante, foi solicitada Pauta Urgente para decisões a respeito da proposta de casa de acolhimento. Em votação, os conselheiros acataram a inclusão da pauta. Desta maneira, como primeiro item de discussão, os conselheiros tomaram nota sobre a Pauta Urgente: Casa de Acolhimento. A respeito disto, a conselheira Cladis divulgou aos membros informações sobre a proposta de Casa de Acolhida, com recursos advindos do Novo PAC destinados às universidades federais. Foi apresentado um esboço do projeto da casa a ser construída no Campus Erechim, no qual foi possível observar a planta baixa e a disposição dos blocos que servirão de moradia. Cladis repassou aos presentes, após diálogo com a Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental, possíveis locais onde poderia ser construída esta obra no Campus Chapecó. Frisou que, mesmo assim, a palavra final sobre questões relativas ao projeto, o orçamento necessário para execução da obra e a localização ficaria a cargo da Secretaria Especial de Obras da universidade. Julgou ser importante dialogar junto ao conselho sobre o espaço inicialmente proposto para esta construção. Assim, o conselho acatou que a mesma se localize perto do outro lado da rua onde está sendo construída a quadra poliesportiva. Adentrando nos demais itens da Ordem do Dia, discutiu-se o item 2.1 Designação de membros das Câmaras Temáticas. A respeito deste ponto a secretaria do conselho informou que, diferentemente do que preconiza o regimento do conselho de campus, no qual a escolha dos membros das comissões permanentes ocorre na primeira sessão do ano, optou-se por realizar esta consulta na presente sessão, tendo em vista que em fevereiro houve baixa participação de membros do conselho além de que muitos docentes estavam de férias. Desta maneira, procedeu-se com a consulta junto ao conselho e ficou pactuado a seguinte composição: para a Comissão Permanente de Ensino, Graduação e Pós-graduação, farão parte os membros Crhis Netto de Brum, Elisângela Ribas dos Santos, Antonio Marcos Correa Neri, Katia Aparecida Seganfredo e Ana Victoria Gomes da Silva; a Comissão Permanente de Administração será composta pelos representantes Cladis Lutinski, Fabiano Geremia, Nedilso Lauro Brugnera, Péricles Luiz Brustolin e Ana Cláudia Lara e; por fim, na Comissão Permanente de Pesquisa Extensão e Cultura farão parte os membros Braulio Adriano De Mello, Janice Teresinha Reichert, Ivan Paolo de Paris Fontanari, Humberto Tonani Tosta, Daniela Zanini e Valdir Prigol. Ficou acordado ainda que será realizada consulta junto aos membros do conselho que não se fazem presente para eventual interesse em permanecer ou participar das comissões supracitadas. Sobre o item 2.2 Proposta do Programa de Divulgação da UFFS Chapecó na comunidade, o professor James Berto foi convidado a falar sobre esta temática. Berto compartilhou com o conselho que este projeto de extensão surgiu a partir do desconhecimento generalizado da UFFS por parte dos alunos das escolas. Tal Programa de Divulgação se propõe a realizar diversas iniciativas, tais como visitas às escolas, conscientização sobre a preparação para o Enem, participação em programas de rádio e em atividades de extensão e de cultura que poderiam ser integradas e ampliadas através de um programa de extensão pensado pelo conjunto do Campus. A proposta é buscar integrar essas iniciativas e planejar outras ações que promovam o reconhecimento da UFFS na comunidade regional e especialmente entre os alunos das escolas. A Diretora do Campus, Adriana Luzardo, reiterou que todos devem somar forças para a realização deste programa. Como encaminhamento, foi proposto que haja 1 representante de cada curso que participe do referido Programa, além de representantes e projetos de extensão já em andamento. Por fim, sobre o item 2.3 Planejamento 2025, Adriana Luzardo versou que está iniciando a fase III do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), caracterizado por ser um momento normativo advindo de uma etapa local. Os detalhes deste documento foram compartilhados junto ao e-mail dos conselheiros. A etapa local do Campus Chapecó será realizada dia 27/03 às 9h. Adriana propôs que, neste mesmo encontro, também seja discutido o Planejamento do Campus Chapecó para 2026, com base em alguns pontos que estão sendo discutidos no PDI. Relatou que tal documento possui eixos importantes que refletem sobre o panorama atual da Instituição e qual o caminho a se seguir. Questões como a rediscussão da forma de ingresso na universidade, a problemática da carga horária docente, dimensionamento de alocação de servidores técnico-administrativos, comunicação e divulgação da universidade, bem como a própria identidade da UFFS poderão ser vislumbrados no PDI. Desta forma, como encaminhamento ficou acertado o envio de e-mail oportunizando a comunidade acadêmica a se manifestar para a elaboração do referido documento, além do convite de 1 representante de cada curso para participar no processo de planejamento no dia 27 de março. Nada mais havendo a tratar, as dezesseis horas e trinta e três minutos, com a conclusão da pauta, a presidente declarou a sessão encerrada e eu, Marcel Eduard Armanini, Secretária(o) da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 11 de abril de 2025.
Data de publicação: 15 de abril de 2025.

Adriana Remiao Luzardo
Presidente do Conselho de Campus Chapecó