ATA Nº 5/CONSC ER/UFFS/2025

ATA DA 5ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS DE 2025

Aos vinte e seis dias do mês de junho de dois mil e vinte e cinco, às treze horas e trinta minutos, no Auditório do Bloco B, da Universidade Federal da Fronteira Sul, sito na ERS 135 – KM 72 – Nº 200, em Erechim/RS, foi realizada a 5ª Sessão Ordinária de 2025, do Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim. A sessão foi presidida pela professora Cherlei Marcia Coan, Diretora do Campus Erechim em exercício e Presidente do Conselho de Campus em exercício. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Elizabete Maria da Silva Pedroski (Coordenadora Administrativa); Renata Franceschet Goettems (Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Daniel Galiano (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas); Daniel Francisco de Bem (Coordenador Adjunto do Curso de Ciências Sociais); Deise Paludo (Coordenadora Adjunta do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária); Pedro Eugenio Gomes Boehl (Coordenador do Curso de Engenharia Civil); Paula Vanessa de Faria Lindo (Coordenadora do Curso de Geografia – Bacharelado); Raphaela de Toledo Desidério (Coordenadora do Curso de Geografia – Licenciatura); Renan Santos Mattos (Coordenador do Curso de História); Lisandra Almeida Lisovski (Coordenadora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Gilson Luís Voloski (Coordenador Adjunto do Curso de Pedagogia); Eduardo Pavan Korf (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental); Matheus Fernando Mohr e Renan Santos Mattos (Representantes Docentes); Jorge Valdair Psidonik (Representante Técnico-Administrativo); e Sandra Regina Picoli Ostrovski (Representante da Comunidade Regional). Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Lisandra Almeida Lisovski (Representante Docente); Rodrigo Burin e Ana Paula Modesto (Representantes Técnico-Administrativos). Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Alfredo Castamann (Coordenador do Curso de Agronomia); Paulo Ricardo Müller (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Anderson André Genro Alves Ribeiro (Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária); Flávia Burdzinski de Souza (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Éverton de Moraes Kozenieski (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia) e Adriana Maria Andreis (Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Geografia); Denise Cargnelutti e Silvania Regina Pelenz Irgang (Representantes Docentes); Luana Angélica Alberti e Sheila Marques Duarte Bassoli (Representantes Técnico-Administrativos). Não compareceram à sessão, os seguintes conselheiros: Sandra Maria Maziero (Coordenadora Adjunta do Curso de Agronomia); Bruno Ramos Mendonça (Coordenador do Curso de Filosofia); Almir Paulo dos Santos (Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação); Adriana Richter (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas); Renata Portugal Oliveira [suplente] (Representante Docente); e, Valdir Basso (Representante da Comunidade Regional). Após conferência do quórum regimental, a Presidente do Conselho de Campus em exercício declarou aberta a sessão, passando-se, de imediato, ao expediente. 1. EXPEDIENTE. 1.1. Apreciação de atas de sessões anteriores. 1.1.1. Ata da 4ª Sessão Ordinária de 2025. Inicialmente, foi apresentada a Ata da 4ª Sessão Ordinária de 2025. Havendo acordo, a ata foi aprovada. 1.2. Informes. Na sequência, foram realizados os informes. 1.2.1. Direção. A Diretora em exercício desejou boas-vindas aos professores Gilson Luís Voloski e Flávia Burdzinski de Souza que assumem a Coordenação do Curso de Pedagogia. Relatou que entraram em exercício os servidores docentes Sabine Ritter de Paris, da área da Arquitetura e Urbanismo e Matias Köhler, da área de Botânica, além do servidor técnico-administrativo Darlin Bonadiman, Assistente em Administração. Destacou que está em andamento o processo de consulta para os novos membros do Conselho de Campus. Considerando que o número de chapas inscritas foi inferior ou igual ao número de vagas, todas serão consideradas eleitas, não havendo necessidade de eleição. Informou que, na semana passada, foi realizada reunião com o Prefeito de Barão de Cotegipe e equipe da prefeitura municipal para tratar de possível convênio para estudos de modelagem hidrológica com eventual contrapartida de vagas de estágio para estudantes do Campus. Também relatou que amanhã, 27 de junho de 2025, será realizada reunião com a Prograd a fim de tratar de assuntos relativos ao Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), que acontecerá entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025. Finalizando os informes da Direção, a professora Cherlei Marcia Coan comunicou que foi criada uma comissão, em âmbito institucional, para realizar uma avaliação histórica dos processos seletivos regulares da graduação. Essa comissão é presidida pela Prograd e o servidor Marcelo Luís Ronsoni é o representante do Campus Erechim. Ato contínuo, a Coordenadora Administrativa ressaltou que foi publicado o edital relativo ao contrato de manutenção predial. Também destacou que a obra de envelopamento do Bloco B irá para nova licitação, tendo em vista que a empresa que venceu a licitação no ano passado sinalizou que não assinaria o contrato. Por fim, informou que, a partir do mês de junho, a universidade está trabalhando com 1/12 do orçamento. 1.2.2. Comissões. A seguir, o conselheiro Renan Santos Mattos relatou que o seguinte processo foi analisado pela Comissão Auxiliar Permanente de Processos de Remoção e de Redistribuição do Campus Erechim (CAPPRR-ER): Processo Nº 23205.014901/2025-44 – Maria Eloá Gehlen. O processo teve parecer desfavorável devido à inexistência de código de vaga disponível para contrapartida ao campus de origem. 1.2.3. Gerais. Não houve informes gerais. 2. ORDEM DO DIA. Em seguida, foi apresentada a ordem do dia. Havendo acordo, a pauta foi aprovada, passando-se, de imediato, à apreciação do primeiro item. 2.1. Apreciação de parecer ad referendum do Conselho de Campus acerca de processo de redistribuição. Inicialmente, o conselheiro Renan Santos Mattos apresentou o Parecer Nº 06/2025-CAPPRR-ER, referente ao Processo Nº 23205.004763/2025-95, relativo ao pedido de redistribuição dos servidores Oneide Perius e Valdete Boni e remoção do servidor Cássio Cunha Soares. Em seu voto, a comissão manifestou que: “considerando o posicionamento da Coordenação Acadêmica - Campus Erechim, a CAPPRR-ER manifesta-se favorável à redistribuição docente (triangulação) que envolve a redistribuição da docente Valdete Boni da UFFS - Campus Chapecó para a UFT, a redistribuição de Oneide Perius da UFT para a UFFS - Campus Erechim e a remoção do professor Cassio Cunha Soares, da UFFS - Campus Erechim para a UFFS - Campus Chapecó.” Após esclarecimentos aos questionamentos dos conselheiros, o parecer foi submetido à apreciação do plenário, sendo aprovado. 2.2. Prorrogação de prazo para apresentação do parecer do Grupo de Trabalho (GT) para estudo sobre viabilidade da criação do Curso de Ciência da Computação – Bacharelado, do Campus Erechim. Na sequência, conforme solicitação do Grupo de Trabalho (GT) designado por meio da Resolução Nº 242/CONSC-ER/UFFS/2025, foi apresentada a solicitação de prorrogação de prazo para apresentação do parecer acerca do estudo sobre viabilidade da criação do Curso de Ciência da Computação – Bacharelado, do Campus Erechim. Conforme deliberação do plenário a partir da solicitação do GT, o pedido de prorrogação foi aprovado, sendo que o parecer deverá ser apresentado na 7ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2025, a ser realizada em 27 de agosto de 2025. 2.3. Prorrogação de prazo para apresentação do parecer da comissão designada para elaboração do projeto de implantação de Unidades Acadêmicas do Campus Erechim (UNAS). De imediato, conforme solicitação da comissão designada por meio da Resolução Nº 213/CONSC-ER/UFFS/2024, foi apresentada a solicitação de prorrogação de prazo para apresentação do parecer acerca do projeto de implantação de Unidades Acadêmicas do Campus Erechim (UNAS). Conforme deliberação do plenário a partir da solicitação da comissão, o pedido de prorrogação foi aprovado, sendo que o parecer deverá ser apresentado na 8ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2025, a ser realizada em 29 de setembro de 2025. 2.4. Proposta de resolução que define a composição, organização e funcionamento do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP, no Campus Erechim. A seguir, a Presidente em exercício apresentou a proposta de resolução que define a composição, organização e funcionamento do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP, no Campus Erechim, protocolado por meio do Processo Nº 23205.016804/2025-96. Havendo acordo do plenário, foi designada a conselheira Paula Vanessa de Faria Lindo para analisar a referida proposta. O parecer da relatora deverá ser apresentado na 7ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2025, a ser realizada em 27 de agosto de 2025. 2.5. Relatório Anual de 2024 do Campus Erechim. Ato contínuo, a Coordenadora Administrativa apresentou o Processo Nº 23205.016565/2025-74, referente ao Relatório Anual de 2024, para designação de relatoria. Após apresentação do processo e breves esclarecimentos, foram designados os conselheiros Pedro Eugenio Gomes Bohel e Raphaela de Toledo Desidério para analisar o referido processo. O parecer da comissão deverá ser apresentado na 8ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2025, a ser realizada em 29 de setembro de 2025. 2.6. Revogação da resolução que aprova os critérios para adesão ao Programa de Gestão da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Na sequência, a Coordenadora Administrativa esclareceu ao plenário que, em razão da publicação da Portaria Nº 85/CER/UFFS/2025, conforme estabelecido pela Portaria Nº 3698/GR/UFFS/2024, há necessidade de revogação da Resolução Nº 130/CONSC-ER/UFFS/2022, que aprova os critérios para adesão ao Programa de Gestão da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Realizados os esclarecimentos necessários, a proposta de revogação da referida resolução foi submetida à apreciação do plenário, sendo aprovada. 2.7. Substituição de membro da Comissão de Avaliação Docente (CAD). De imediato, a Coordenadora Acadêmica apresentou ao plenário a solicitação de substituição do professor Marcio Freitas Eduardo pelo professor Márcio Soares, como membro da Comissão de Avaliação Docente (CAD). O professor Márcio Soares integrará a referida comissão como membro titular e a professora Isabel Rosa Gritti passará a integrar a comissão como suplente. Havendo acordo do plenário, conforme solicitado pela Coordenação Acadêmica, a substituição foi aprovada, sendo que a CAD ficará assim composta: Gustavo Giora (titular); Márcio Soares (titular); Marcela Alvares Maciel (suplente); e, Isabel Rosa Gritti (suplente). 2.8. Designação de comissão para elaboração de edital e regulamento para análise e seleção de novos laboratórios. A seguir, em observância ao Parecer Nº 09/2024-CONSC-ER, anteriormente aprovado pelo Conselho de Campus, foram designados os seguintes conselheiros para elaborar edital e regulamento para análise e seleção de novos laboratórios: Elizabete Maria da Silva Pedroski, Guilhermo Romero e Lisandra de Almeida Lisovski. A proposta da comissão deverá ser apresentada na 8ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2025, a ser realizada em 29 de setembro de 2025. 2.9. Proposta de alteração na distribuição das vagas nos processos seletivos para ingresso no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - Licenciatura, da UFFS - Campus Erechim. Por fim, a Presidente em exercício apresentou o Parecer Nº 07/2025-ACAD-ER, relativo ao Processo Nº 23205.012964/2025-66, que trata da proposta de alteração na distribuição das vagas nos processos seletivos para ingresso no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - Licenciatura, da UFFS - Campus Erechim. Conforme sugestão do Colegiado do Curso, por meio do referido parecer, a Coordenação Acadêmica manifestou-se favoravelmente à alteração da oferta do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - Licenciatura, com a indicação de oferecimento de 10 (dez) vagas pelo SiSU – Sistema de Seleção Unificada e 30 (trinta) vagas por processo seletivo específico. Após breves esclarecimentos, a proposta foi submetida à apreciação do plenário, sendo aprovada. Nada mais havendo a constar, eu, Daniel Bazzotti, Secretário Executivo do Conselho de Campus, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 26 de junho de 2025.

Data do ato: Erechim-RS, 26 de junho de 2025.
Data de publicação: 17 de julho de 2025.

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim

Documento Histórico

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