EDITAL Nº 85/PROGRAD/UFFS/2025
A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e considerando a Instrução Normativa nº 42/PROAD/UFFS/2021, torna pública a abertura de inscrições para seleção de bolsista técnico-administrativo em educação para atuação no projeto “Curso de Espanhol para Profissionais atuantes em Escolas Brasileiras para o acolhimento a Estudantes Estrangeiros”, conforme Termo de Contrato firmado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) por meio do Processo Nº 23205.035597/2024-98.
1 DO OBJETIVO
1.1 Selecionar servidores técnico-administrativos em educação para atuação no projeto “Curso de Espanhol para Profissionais atuantes em Escolas Brasileiras para o acolhimento a Estudantes Estrangeiros”.
1.2 Este projeto conta com financiamento do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e possui, em seu escopo, dentre outros resultados esperados, a formação continuada qualificada para os Educadores da Educação Básica, a partir de uma perspectiva sociointeracionista que visa contribuição ao acolhimento linguístico de estudantes estrangeiros.
2 DO PÚBLICO-ALVO
2.1 O público-alvo deste processo seletivo são servidores técnico-administrativos em educação da UFFS, em efetivo exercício, conforme informações dispostas no item 3 e requisitos para inscrição definidos no item 5.
3 DAS VAGAS, DO VALOR E DA VIGÊNCIA DAS BOLSAS
3.1 Será ofertada 1 (uma) vaga para servidores técnico-administrativos em educação, de acordo com a especificação a seguir:
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Função |
Vagas |
Valor da bolsa |
Meses de atuação |
Vigência inicial |
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Suporte de Tecnologia da Informação |
1 |
R$ 2.500,00 |
Até 4 meses |
novembro/2025 |
3.2 A vigência da bolsa possui prazo de até 4 meses, podendo ser prorrogada de acordo com as necessidades do projeto e disponibilidade orçamentária.
3.3 O bolsista receberá, a título de bolsa, o valor mensal de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), a contar do mês de novembro de 2025.
3.4 Conforme disposto no Art. 16 da Resolução Nº 4/CONSUNI/UFFS/2013, “o valor mensal percebido pelo servidor docente ou técnico-administrativo das fundações de apoio, a título de bolsas ou outras formas de remuneração, não poderá, em qualquer hipótese, exceder o valor das bolsas de doutorado da CAPES”.
3.5. O §1º do Art. 16 da Resolução Nº 4/CONSUNI/UFFS/2013 preconiza que “os servidores detentores de Cargos de Direção (CD) poderão participar de projetos contratados com as fundações de apoio, desde que não recebam qualquer tipo de remuneração paga pela fundação”.
3.6 A carga horária dos bolsistas será de 10 (dez) horas semanais, na modalidade de teletrabalho.
3.6.1 Eventualmente, poderá ser requisitada pela coordenação, com antecedência mínima de cinco dias úteis, a presença física do bolsista no local de apoio da formação.
3.7 Destaca-se, conforme disposto no §2º do Art. 16 da Resolução Nº 4/CONSUNI/UFFS/2013, que “os servidores técnico-administrativos que recebam remuneração para participar dos projetos contratados com fundações de apoio deverão fazê-lo fora da jornada de trabalho e mediante compensação de jornada, quando assim se fizer necessário, desde que autorizado pela chefia imediata”.
3.8 O pagamento das bolsas está condicionado ao cumprimento dos procedimentos exigidos pela Coordenação do Projeto e pela Fundação de Apoio e à disponibilidade orçamentária do Projeto.
3.9 A bolsa poderá ser cancelada a qualquer tempo, por solicitação do bolsista, ou por solicitação da coordenação do projeto, caso o bolsista não atenda às atribuições definidas no item 4 deste edital ou interrompa o vínculo efetivo com a UFFS.
3.10 Conforme o andamento do Projeto, poderão ser convocados mais bolsistas da lista de espera, de acordo com a demanda de trabalho e com a disponibilidade de recursos.
4 DAS ATRIBUIÇÕES
4.1 Suporte de Tecnologia da Informação
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Coordenar e implementar o curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC), providenciando as atualizações e aprimoramentos necessários ao bom andamento das atividades dentro da plataforma de Educação a Distância (EaD);
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Realizar a capacitação do sistema AVAMEC para inserção/configuração do curso no Ambiente Virtual de Apreendizagem do MEC;
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Coordenar o carregamento, a manutenção e a atualização dos dados da equipe de formação e dos cursistas no AVAMEC;
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Capacitar os demais membros da equipe técnica para realização de suas atribuições dentro da Plataforma EaD;
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Prestar apoio necessário ao desenvolvimento do Curso, especialmente no auxílio na manutenção da infraestrutura de Tecnologia da Informação;
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Prestar apoio relativo ao funcionamento do AVAMEC aos participantes do piloto do curso;
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Dar suporte às gravações, vídeos, palestras, entre outros;
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Disponibilizar-se a realizar deslocamentos para atender atividades presenciais do projeto, em especial para os eventos presenciais;
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Auxiliar na organização de eventos on-line; e
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Executar outras tarefas delegadas pela Coordenação.
5 DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
5.1 Os candidatos deverão cumprir os seguintes requisitos:
I - compor o quadro de servidores técnico-administrativos em educação, em efetivo exercício, da UFFS;
II - dispor de 10 horas semanais para atuar nas atividades do projeto, conforme item 4;
III - apresentar carta de intenções no formulário de inscrição - etapa classificatória e eliminatória;
IV - se convocado, participar da etapa final de entrevistas - etapa classificatória e eliminatória;
V - declarar disponibilidade para dedicação ao projeto durante o período definido no item 3.
6 DAS INSCRIÇÕES
6.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 20/10/2026 até às 23h59min de 26/10/2025, por meio de formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/i5ZvAherLqLYurLR7.
6.2 O candidato deverá relatar seu interesse em participar do projeto, por meio de carta de intenções constante no formulário de inscrições, apresentando sua formação acadêmica e trajetória profissional, descrevendo sua experiência com o tema do Projeto e na função pretendida, bem como a atuação em projetos similares.
6.3 Será aceita apenas uma inscrição por e-mail e candidato, sendo possível a edição dos dados informados na inscrição durante o período.
6.4 Se identificada mais de uma inscrição do mesmo candidato, será considerada a última inscrição registrada. As inscrições realizadas fora do período definido neste edital não serão consideradas.
6.5 A UFFS não se responsabilizará por problemas de ordem técnica de terceiros, estranhos à administração, que impossibilitem o acesso ao formulário de inscrições ou a transferência dos dados.
7 DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
7.1 A seleção será realizada por meio de:
I. análise da carta de intenções, para a qual será atribuído peso de 50% na nota final - etapa classificatória e eliminatória;
II. entrevista, para a qual será atribuído peso de 50% na nota final - etapa classificatória e eliminatória.
7.2 A avaliação da carta de intenções levará em consideração os seguintes critérios, perfazendo nota final com peso de 50 pontos, conforme discriminado nos itens que seguem:
I. formação acadêmica e trajetória profissional - Peso de 15 pontos;
II. aptidão e experiência com o tema do Projeto e na função pretendida - Peso de 20 pontos;
III. atuação em projetos similares - Peso de 10 pontos;
IV. escrita (clareza, objetividade e questões de ortografia e gramática) - Peso de 5 pontos.
7.2.1 A nota final da carta de intenções será obtida a partir da média simples entre as notas dos avaliadores.
7.3 A entrevista levará em consideração os seguintes critérios, perfazendo nota final com peso de 50 pontos, de acordo com o detalhamento dos itens listados a seguir:
I. contribuições para o projeto (conhecimento, habilidades, grau de interesse e motivação) - Peso de 20 pontos;
II. experiências anteriores relacionadas ao tema do Projeto e à gestão e participação de projetos similares - Peso de 20 pontos;
III. desenvoltura (oralidade, adequação ao contexto formal, concisão, argumentação, pontualidade, uso do tempo) - Peso de 10 pontos.
7.3.1 A nota da entrevista será obtida a partir da média simples entre as notas dos avaliadores.
7.3.2 Serão convocados para a etapa final de entrevista os candidatos que obtiverem as melhores notas na carta de intenções, limitado ao quíntuplo do número de vagas disponíveis, conforme item 3.1.
7.4 A entrevista será realizada por meio da plataforma Google Meet e terá duração máxima de 20 minutos. Os candidatos selecionados para a entrevista deverão acompanhar a publicação do edital de resultado da primeira fase do processo seletivo, o qual conterá o link de acesso, a data e o horário da entrevista.
7.4.1 O candidato que não acessar à sala da entrevista no horário estabelecido será desclassificado.
7.4.2 A banca de seleção não se responsabilizará por eventuais problemas de conexão.
7.5 A classificação final será obtida pela somatória entre as notas da carta de intenções e da entrevista.
7.6 Em caso de empate, terá preferência o candidato com maior idade.
8 DO CRONOGRAMA DA SELEÇÃO
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Evento |
Data/Horário |
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Inscrições |
20/10/2025 a 26/10/2025 |
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Homologação provisória das inscrições |
28/10/2025 |
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Recurso sobre a homologação das inscrições |
29/10/2025 |
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Homologação final das inscrições |
30/10/2025 |
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Divulgação do resultado provisório da análise da carta de intenções |
30/10/2025 |
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Recursos do resultado provisório da análise da carta de intenções |
31/10/2025 |
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Divulgação do resultado final da primeira fase e convocação para entrevistas |
03/11/2025 |
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Entrevistas |
04/11/2025 |
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Divulgação do resultado provisório geral |
04/11/2025 |
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Recursos sobre o resultado provisório geral |
05/11/2025 |
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Divulgação do resultado final |
A partir do dia 06/11/2025 |
8.1 Os editais de cada etapa do processo seletivo serão publicados na página https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/prograd
9 DA VIGÊNCIA
9.1 A vigência do certame está condicionada à execução da formação e ao contrato celebrado com a fundação de apoio.
10 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1 A banca de seleção será composta por três avaliadores designados pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio de Portaria.
10.2 Os esclarecimentos sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos pelo e-mail diegoboeno@uffs.edu.br .
10.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Projeto.
10.4. Fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária de Santa Catarina, Subseção Judiciária de Chapecó para dirimir eventuais litígios deste edital.
Data do ato: Chapecó-SC, 20 de outubro de 2025.
Data de publicação: 20 de outubro de 2025.
Marilane Maria Wolff Paim
Pró-Reitora de Graduação