EDITAL Nº 74/PROPEPG/UFFS/2025
A PRÓ-REITORA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) no uso de suas atribuições legais, torna público o edital para Cadastro de Reserva para seleção de bolsistas de Pós-Doutorado, conforme cotas previstas no Edital de Chamada Pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) Nº. 25/2025 para o PPGCB/UFFS, Campus Chapecó-SC.
1 DOS OBJETIVOS
1.1 Contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) a partir da consolidação dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu acadêmicos "Emergente" e "em Consolidação".
1.2 “Fomentar propostas de apoio a bolsas de Pós-Doutorado dos PPGs credenciados, vinculados a IES/SC, públicas e privadas sem fins lucrativos, visando à formação de recursos humanos para o desenvolvimento do ecossistema de CTI e à contribuição para a solução de problemas, atendendo às necessidades do poder público, do setor produtivo e da comunidade local", conforme disposto na Chamada Pública FAPESC Nº. 25/2025.
1.3 Aprimorar por meio do bolsista de Pós-Doutorado o desenvolvimento das linhas de pesquisa aumentando a eficácia do Programa de Pós-Graduação no que diz respeito à formação de mestres.
1.4 Classificar os candidatos na modalidade Cadastro Reserva, para implementação de bolsas de Pós-Doutorado, conforme cotas disponibilizadas pelo Edital Chamada Pública FAPESC Nº. 25/2025.
2 DO QUANTITATIVO E VIGÊNCIA DAS BOLSAS
2.1 Aos candidatos aprovados e classificados a que se destina o presente edital, poderão ser concedidas até 02 bolsas de Pós-Doutorado de até 24 meses cada, a serem desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGCB/UFFS).
2.2 Serão destinadas, prioritariamente, 01 (uma) bolsa de pós-doutorado para a Linha 1 - Estresse Oxidativo, Inflamação e Sistema Purinérgico (sob orientação da Prof.a Dr.a Margarete Dulce Bagatini) e 01 (uma) bolsa de pós-doutorado para a Linha 2 - Diagnóstico, Inovação e Intervenções Terapêuticas em Saúde (sob orientação da Prof.a Dr.a Zuleide Maria Ignácio).
2.3 A possível implementação das bolsas será a partir de 1 de agosto de 2025, sem possibilidade de renovação ou prorrogação, e depende de todas as etapas expressas no Cronograma da Chamada Pública FAPESC Nº. 25/2025.
2.4 A efetiva implementação das bolsas ocorrerá mediante aprovação da proposta em análise junto à FAPESC, e posterior liberação dos recursos da Chamada Pública FAPESC Nº. 25/2025.
2.5 A ordem de classificação dos candidatos ocorrerá conforme avaliação descrita no item 3.1 deste Edital.
2.6 Não será permitido o acúmulo de bolsas de pós-doutorado, com outras bolsas, nacionais ou internacionais de mesmo nível, financiadas por recursos públicos.
2.7 Quando da vinculação dos bolsistas, as bolsas poderão ser enquadradas nas modalidades descritas no Quadro 1, item 2.8.1.
2.7.1 Quadro 1: Modalidade de bolsas de Pós-Doutorado conforme Chamada Pública FAPESC Nº. 25/2025:
MODALIDADE |
PERFIL DO BOLSISTA |
VALOR DA BOLSA (R$) |
VIGÊNCIA |
Pós-Doutorado Júnior |
|
5.690,05 |
Até 24 meses, sem prorrogação |
Pós-Doutorado Sênior |
|
6.018,32 |
Até 24 meses, sem prorrogação |
3 DAS INSCRIÇÕES E DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA
3.1 A documentação deve ser enviada para o e-mail: sec.ppgcb@uffs.edu.br.
3.2 Recomenda-se o envio com antecedência, pois o PPGCB/UFFS não se responsabiliza por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos.
3.3 Candidatos que realizarem mais do que uma inscrição, será considerada apenas as informações da última submissão.
3.4 Para inscrição é preciso o envio da seguinte documentação:
a) Carta de aceite da supervisão preenchida e assinada pelo supervisor (ANEXO I);
b) Anexo II - Termo de disponibilidade de carga horária;
c) Cópia digital de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH ou passaporte);
d) Cópia digital do diploma do doutorado (frente e verso);
e) Comprovante de, no mínimo, uma publicação indexada em jornais/revistas (físicos ou digitais) com fator de impacto calculado no Journal Citation Reports (JCR) e/ou produção de patente registrada no INPI comprovados por meio do Currículo Lattes;
f) Currículo na Plataforma Lattes com indicação de registro ORCID, atualizado nos últimos 03 (três) meses (não serão aceitos outros tipos de currículos);
g) Anexo III - Pontuação do currículo, devidamente preenchido e pontuada pelo candidato;
h) Documentação comprobatória (referente ao Anexo III) em único arquivo PDF (portable document format) anexado ao e-mail enviado;
i) Plano de Trabalho com projeto de pesquisa vinculado a uma das linhas de pesquisa do PPGCB/UFFS conforme descrito no item 2.2 deste edital. O projeto de pesquisa deverá contemplar as demandas do ecossistema de CT&I no Estado de Santa Catarina e estar correlacionado a 01 (um) ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Organização das Nações Unidas). Deverá conter as atividades a serem desenvolvidas junto ao PPGCB, conforme carta de aceite do supervisor, deve apresentar as possíveis atividades, contabilizando 30 horas semanais, em ensino, pesquisa e/ou extensão; aderência à área de concentração e às linhas do Programa. É obrigatória a participação nas atividades do Grupo de Pesquisa do seu supervisor. Ainda, o projeto de pesquisa com plano de trabalho deve atender a perspectiva de geração de processos, serviços, políticas públicas ou produtos de alta relevância para o desenvolvimento nacional ou internacional. O candidato deve observar e atender as orientações apresentadas no Anexo IV;
j) Comprovante de residência no Estado de Santa Catarina (contas de água, energia, gás, TV, internet, telefone fixo, celular, contrato ou recibo de aluguel, entre outros legalmente aceitos) emitido nos últimos 03 (três) meses: Em caso de comprovante de residência que não esteja em nome do bolsista, deverá ser apresentada declaração do titular informando que o bolsista reside no endereço descrito no comprovante apresentado; não serão aceitos, para fins de comprovação de residência, certidões de casamento ou documentos de identificação que demonstrem vínculo de parentesco entre o bolsista e o titular do comprovante, sem a comprovação da efetiva residência no local.
3.4.1 Da documentação comprobatória do Currículo Lattes, todas as informações registradas no ANEXO III deverão ser comprovadas por documentos digitalizados legíveis (não serão consideradas as publicações que não estiverem acompanhadas de comprovação). Para efeito de pontuação no ANEXO III serão consideradas apenas as publicações realizadas nos últimos 5 anos (período de 2021 a 2025). Atividades que não constam no ANEXO III não serão pontuadas, assim não devem ser anexados comprovantes dessas outras atividades. Ainda quanto aos documentos comprobatórios, observa-se:
a) As cópias digitais dos documentos deverão estar sequencialmente organizadas em um único arquivo no formato PDF, com a numeração correspondente ao item do ANEXO III. Comprovantes não numerados não terão sua pontuação considerada.
3.4.2 Serão consideradas inscrições válidas apenas as que os documentos forem recebidos eletronicamente, conforme item 3.4.
4 DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA
4.1 São atribuições do bolsista de Pós-Doutorado:
a) dedicar-se às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em ritmo compatível com as atividades exigidas pelo programa;
b) manter bom desempenho a ser atestado pelo supervisor do bolsista durante todo o período de bolsa;
c) indicar conta de sua titularidade, no Banco do Brasil, para o recebimento mensal e sucessivo da bolsa;
d) manter as condições exigidas na Chamada Pública durante toda a vigência da bolsa;
e) fornecer informações à FAPESC sempre que solicitado;
f) enviar à FAPESC, semestralmente e em prazos a serem estipulados, relatórios parciais do andamento do estudo/projeto, com parecer do supervisor do bolsista;
g) apresentar, ao final da vigência da bolsa, um relatório conjunto pelo bolsista e o supervisor do bolsista, com resultado sucinto, em meio eletrônico, para ser divulgado no site da FAPESC;
h) submeter à apreciação da FAPESC qualquer proposta de mudança no projeto, durante a vigência da bolsa;
i) como contrapartida aos recursos recebidos, os bolsistas beneficiados por esta chamada pública poderão ser solicitados, a qualquer momento, para atuar como monitores ou para participar de grupo de trabalho em eventos científicos realizados pela FAPESC, bem como para ministrar palestra, no decorrer ou ao final do período da bolsa, com o intuito de apresentar os trabalhos desenvolvidos durante a execução do programa;
j) como contrapartida aos recursos recebidos, os bolsistas beneficiados por esta Chamada Pública farão parte do cadastro de consultores ad hoc da FAPESC, e, a qualquer momento, poderão ser selecionados para avaliação de projetos em outras Chamadas Públicas, sem custos para a FAPESC;
k) comunicar à FAPESC, até o mês seguinte, o aceite ou publicação de artigos relacionados às atividades desenvolvidas enquanto bolsista do termo vigente;
l) fazer referência ao apoio recebido pela FAPESC e pelo parceiro em todas as publicações que resultarem dos estudos realizados no período da bolsa recebida;
m) devolver à FAPESC, em valores atualizados, mensalidade recebida indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.
5 DA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
5.1 A seleção dos candidatos será realizada pela Comissão de Bolsas, conforme critérios:
a) Análise da produção acadêmica do candidato (Peso 4);
b) Análise do Plano de Trabalho contendo a proposta de pesquisa considerando as demandas do ecossistema de CT&I no Estado de Santa Catarina, correlação com 01 (um) ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Organização das Nações Unidas), as atividades a serem desenvolvidas junto ao PPGCB/UFFS em ensino, pesquisa e/ou extensão, perspectivas de geração de processos, serviços, políticas públicas ou produtos de alta relevância para o desenvolvimento nacional ou internacional, coerência teórico - metodológica e viabilidade de execução do projeto de pesquisa. Após análise, os membros da Comissão de Bolsa irão atribuir ao Plano de Trabalho, por consenso, uma nota única de 0 a 10. (Peso 6);
c) A nota final do candidato será o somatório da nota resultante da análise da produção acadêmica (Anexo III) e da análise do plano de trabalho, aplicados os pesos correspondentes;
d) Para aprovação, será considerada a nota final mínima de 7,0. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, sendo contemplado com a bolsa o candidato com maior nota;
e) Observação: Em caso de empate, será priorizado o candidato com maior pontuação na análise da Produção Acadêmica (Anexo III). Permanecendo o empate, serão priorizados candidatos que declararem que se dedicarão exclusivamente ao estágio pós-doutoral pelo maior tempo de atividade com a Bolsa.
6 DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS
6.1 O resultado da seleção será divulgado a partir 16/07/2024 de 2025, na página do PPGCB em: <Portal UFFS - Bolsas de Estudo >.
6.2 Eventuais recursos serão de acordo com o cronograma, mediante envio do pedido para o email: <sec.ppgcb@uffs.edu.br>. A Comissão tem 24 horas para julgar o recurso e publicar o resultado final. 6.3 O resultado final da seleção, após julgamento de recursos, será divulgado na página do PPGCB.
6.4 Os candidatos selecionados deverão enviar para o email <sec.ppgcb@uffs.edu.br>, impreterivelmente na data de 17/07/2025 até as 18h, uma declaração devidamente assinada, informando que concorda com o início das suas atividades imediatamente após o cadastro e a implementação da bolsa de Pós-Doutorado, além de enviar todos os documentos que são solicitados no Edital de Chamada Pública FAPESC Nº. 25/2025, detalhados no item 10
6.5 O candidato selecionado que não se manifestar, conforme o item 5.4, será desclassificado, podendo ser substituído pelo próximo classificado.
7 DA IMPLANTAÇÃO DA BOLSA
7.1 A implementação e continuidade da bolsa de Pós-Doutorado descrita no Edital de Chamada Pública FAPESC Nº. 25/2025, depende da disponibilização de recursos por parte da FAPESC, e da modalidade da bolsa concedida.
7.2 Os candidatos selecionados deverão entregar a documentação para a implementação conforme solicitação pelo Edital Chamada Pública FAPESC Nº.25/2025 <https://fapesc.sc.gov.br/edital-de-chamada-publica-fapesc-n-o-25-2025-programa-de-fomento-a-pos-graduacao-em-instituicoes-de-ensino-superior-do-estado-de-santa-catarina-bolsas-de-pos-doutorado/>.
8 DAS DEMAIS NORMAS APLICÁVEIS AO EDITAL
8.1 Aplicam-se ao presente edital todas as normas previstas no Edital de Chamada Pública FAPESC Nº. 25/2025, que deverá obrigatoriamente ser lido pelos candidatos, disponível em: <https://fapesc.sc.gov.br/edital-de-chamada-publica-fapesc-n-o-25-2025-programa-de-fomento-a-pos-graduacao-em-instituicoes-de-ensino-superior-do-estado-de-santa-catarina-bolsas-de-pos-doutorado/>.
8.2 Candidatos que declararem dedicação exclusiva deverão manter esta condição durante todo o período de vigência da bolsa, sob pena de cancelamento.
8.3 Os candidatos são responsáveis pelo cumprimento do Plano de Trabalho proposto, produção e entrega dos relatórios parcial (a cada seis meses) e final (ao término dos 24 meses de bolsa) das atividades realizadas ao Colegiado do PPGCB.
9 CRONOGRAMA
ETAPAS |
DATA |
Inscrição |
Até às 18h do dia 14/07/2025 |
Divulgação provisória das inscrições homologadas |
A partir do dia 14/07/2025 |
Período de Recurso |
Até às 12h do dia 15/07/2025 |
Homologação das inscrições |
A partir das 13h do dia 15/07/2025 |
Resultado Provisório |
A partir do dia 16/07/2025 |
Período de Recurso |
Até às 12h do dia 16/07/2025 |
Resultado definitivo |
17/07/2025 |
Entrega dos documentos exigidos para a indicação da Bolsa na FAPESC |
Até às 18h do dia 17/07/2025 |
10 DOS RECURSOS
10.1 Caberá recurso em todas as etapas deste processo de seleção à Comissão de Bolsas, no estipulado no cronograma, sob pena de invalidação do recurso.
10.1.1 Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail: sec.ppgcb@uffs.edu.br, para análise da Comissão de Bolsas.
10.1.2 Os recursos devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.
10.1.3 Em hipótese alguma será aceito recurso por via postal, fax ou outro meio além do previsto no Edital.
10.2 Serão indeferidos os recursos que não atenderem às normas contidas neste Edital.
10.3 A Comissão de Bolsas é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberá recurso ao resultado dos recursos.
10.3.1 A Comissão de Bolsas emitirá decisão no prazo estabelecido no cronograma.
10.3.2 A decisão da Comissão de Bolsas será disponibilizada por e-mail ao candidato interessado.
11 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1 Os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê de Bolsas.
11.2 Este edital poderá ser alterado por meio de adendos, erratas ou retificações, que serão divulgados, sempre que necessário no site do PPGCB.
11.3 Indicamos, como foro para dirimir eventuais litígios que possam decorrer do presente procedimento, à Justiça Federal, Seção Judiciária de Santa Catarina, Subseção Judiciária de Chapecó.
Chapecó-SC, 11 de julho de 2025.
SAMIRA PERUCHI MORETTO
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós- Graduação em exercício
ANEXO I
CARTA DE ACEITE DE SUPERVISÃO
Eu, , professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas aceito supervisionar o(a) candidato (a) , CPF nº , no estágio de Pós-Doutorado em conformidade com o Edital de Chamada Pública Fapesc nº 25/2025, na linha de pesquisa .
Este aceite está condicionado à aprovação do candidato, conforme os critérios estabelecidos no Edital N.º 65/PROPEPG/UFFS/2025.
Chapecó, __ de __ de 2025.
Assinatura do Prof. Dr.
ANEXO II
TERMO DE DISPONIBILIDADE DE CARGA HORÁRIA
Pelo presente instrumento, eu, , com CPF nº declaro que disponho de 30 horas/semanais para dedicar-me às atividades, objeto do Edital de Chamada Pública FAPESC Nº 25/2025 do Programa FAPESC de Fomento à Pós-Graduação em Instituições de Educação Superior do Estado de Santa Catarina – Bolsas Pós-Doutorado, e que:
( ) não possuo vínculo de qualquer natureza;
( ) possuo vínculo empregatício, funcional e/ou estatutário com carga horária compatível para a realização das atividades presenciais relacionadas ao Programa E/OU liberação institucional formal para realização das atividades.
Chapecó, __ de __ de 2025.
NOME COMPLETO E ASSINATURA
ANEXO III
PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO
PRODUÇÃO CIENTÍFICA Artigos científicos com fator de impacto (fonte JCR) |
Pontuação |
Fator de impacto ≥ 10,0 |
150 pontos |
Fator de impacto de 7,00 a 9,99 |
125 pontos |
Fator de impacto de 5,00 a 6,99 |
100 pontos |
Fator de impacto de 3,00 a 4,99 |
50 pontos |
Fator de impacto de 1,00 a 2,00 |
25 pontos |
Fator de impacto < 1,00 |
10 pontos |
Total = |
ANEXO IV
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO COM PROJETO DE PESQUISA
- Importante:
- Ler com atenção o Edital e conferir se todos os documentos necessários para a inscrição foram anexados;
- Estude as Linhas de Pesquisas e os docentes disponíveis do PPGCB para escolha do supervisor e do tema de pesquisa;
- Apresente de forma objetiva e clara as suas ideias, observando a escrita em norma culta;
- A formatação do texto segue a configuração estabelecida pelas normas vigentes da ABNT: fonte 12, Time New Roman, espaço 1,5 entre linhas, margem esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, com até 15 páginas (limite).
- Conteúdo constante no plano de trabalho:
- Deverá conter as atividades a serem desenvolvidas junto ao PPGCB, contabilizando em cronograma 30 horas semanais, em ensino, pesquisa e/ou extensão; aderência à área de concentração e às linhas do Programa, participação nas atividades do Grupo de Pesquisa do seu supervisor, estratégias para publicação e disseminação das ações desenvolvidas.
- Itens constantes no projeto de pesquisa
1. Folha de rosto (uma página)
Nesta folha deverão constar a Instituição, o título do projeto, a linha de pesquisa, a data e o nome do provável professor supervisor.
2. Introdução (o texto deverá abordar o tema, problemática e sustentação teórica, justificativa e pergunta de pesquisa)
2.1 Tema
É o assunto que o projeto de pesquisa apresenta. Deve estar vinculado à área da Enfermagem.
2.2 Problemática e sustentação teórica
Indicar a pergunta central que a pesquisa buscará responder. Deve estar articulada ao tema, justificativa e aos objetivos da pesquisa.
2.3 Justificativa
Deverá expressar a relevância da pesquisa para o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico da área em estudo. Na justificativa, o proponente deve oferecer argumentos que demonstrem aos especialistas que examinarão o projeto, e à instituição financiadora, a importância e a atualidade do problema a resolver, a pertinência dos objetivos e os possíveis impactos dos
resultados esperados. Pode apresentar também suas implicações e interesses pessoais em abordar essa temática.
2.4 Pergunta de pesquisa
Apresente a pergunta que o projeto se propõe a responder.
2.5 Objetivo (s)
O objetivo geral apresenta a ideia central do trabalho acadêmico.
Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que se almeja na pesquisa (opcional)
2.6 Materiais e métodos
Devem ser apresentados de forma breve a descrição da abordagem e método de estudo, cenário, participantes com critérios de elegibilidade (critérios de inclusão e exclusão), produção dos dados (técnica de coleta dos dados, com período de desenvolvimento do estudo), análise dos dados, dimensão ética da pesquisa.
2.7 Possíveis contribuições do projeto para o campo de conhecimento e adequação à linha de pesquisa
3. Cronograma
Quadro com a previsão das etapas com períodos de realização da pesquisa. A Bolsa de Pós-Doutorado é de vinte e quatro (24) meses, com início previsto em agosto de 2025.
4. Referências
Devem ser listadas todas as referências citadas no projeto de pesquisa seguindo as normas para formatação de trabalhos acadêmicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Orientações gerais
O projeto de pesquisa deverá contemplar as demandas do ecossistema de CT&I no Estado de Santa Catarina e estar correlacionado a 01 (um) ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Organização das Nações Unidas).
Ainda, o projeto de pesquisa e plano de trabalho devem atender a perspectiva de geração de processos, serviços, políticas públicas ou produtos de alta relevância para o desenvolvimento nacional ou internacional.
O uso de inteligência artificial não é recomendado para a escrita.
Data do ato: Chapecó-SC, 11 de julho de 2025.
Data de publicação: 11 de julho de 2025.
Samira Peruchi Moretto
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício