RESOLUÇÃO Nº 5/CG FLSL CH/UFFS/2025
A Coordenação do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura do Campus Chapecó, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com decisão tomada pelo Colegiado do Curso em reunião realizada no dia 12 de Junho de 2025,
RESOLVE:
Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCRs Optativos da Estrutura Curricular 2010 do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura do Campus Chapecó, conforme quadro de ementário abaixo:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH872 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II |
4 |
60 |
EMENTA |
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Aprofundamento sobre temas, problemas e autores de Filosofia contemporânea. |
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OBJETIVO |
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Desenvolver investigações sobre tópicos específicos de Filosofia contemporânea. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH892 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA LINGUAGEM II |
4 |
60 |
EMENTA |
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Aprofundamento sobre temas, problemas e autores da área de Filosofia da linguagem. |
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OBJETIVO |
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Desenvolver investigações sobre tópicos específicos de Filosofia da linguagem. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH371 |
HISTÓRIA MODERNA I |
4 |
60 |
EMENTA |
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Transição da ordem feudal à capitalista. Civilização renascentista. Reformas religiosas e contra-reforma. A inquisição moderna. Expansão marítima europeia. Revolução comercial. Abordagens historiográficas, perspectivas teóricas e práticas de ensino. |
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OBJETIVO |
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Promover uma reflexão historiográfica sobre a emergência dos sentidos de modernidade desde o Renascimento até a Revolução Industrial. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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BURKE, Peter. O Renascimento italiano: cultura e sociedade na Itália. São Paulo: Ed. Nova Alexandria, 2010. COLLINSON, Patrick. A reforma. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. (Col. História essencial). ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. MICELI, Paulo. O ponto onde estamos. Viagens e viajantes na história da expansão e da conquista (Portugal, séculos XV e XVI). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008. RODRIGUES, Antônio; FALCON, Francisco José Calazans. Tempos modernos – ensaios de História Cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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APOSTOLIDES, Jean Marie. O rei máquina: espetáculo e política no tempo de Luis XIV. Brasília: UNB, 1993. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1988. ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins fontes, 1998. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981. ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no Renascimento. São Paulo: HUCITEC, 1987. BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália. São Paulo: Cias das Letras, 1991. BURKE, Peter. Veneza e Amsterdã: um estudo das elites do século XVII. São Paulo: Brasiliense, 1991. DAVIS, Natalie Zemon. O retorno de Martin Guerre. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987. DAVIS, Natalie Zemon. Sociedade e Cultura no início da França Moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia das Letras, 1993. DELUMEAU, Jean. Nascimento e afirmação da reforma. São Paulo: Pioneira, 1989. FERRO, Marc. História das colonizações. São Paulo: Cia das Letras, 1999. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: vozes, 1987. _______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999. GINSZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. Das Letras, 1987. GRUZINSKI, Serge. A passagem do século: 1480-1520. As origens da globalização. São Paulo: Cia das Letras, 1999. HAUSER, Arnold. História Social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998. HELLER, Agnes. O homem do renascimento. Lisboa: Presença, 1982. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH902 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA IV |
4 |
60 |
EMENTA |
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Aprofundamento sobre temas, problemas e autores da área de Filosofia da ciência. |
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OBJETIVO |
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Desenvolver investigações sobre tópicos específicos de Filosofia da ciência. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS. |
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 18º do Decreto no 12.002/2024.
Reunião do Colegiado do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura do Campus Chapecó, 12 de Junho de 2025.
Data do ato: Chapecó-SC, 24 de junho de 2025.
Data de publicação: 27 de junho de 2025.
Nedilso Lauro Brugnera
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em Filosofia do Campus Chapecó