RESOLUÇÃO Nº 5/CG FLSL CH/UFFS/2025

INCLUI COMPONENTE CURRICULAR OPTATIVO NA ESTRUTURA CURRICULAR 2010 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (LICENCIATURA) DO CAMPUS CHAPECÓ (EMEC 5000396) (SIGLA ANTERIOR CCLF-CH)

A Coordenação do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura do Campus Chapecó, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com decisão tomada pelo Colegiado do Curso em reunião realizada no dia 12 de Junho de 2025,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCRs Optativos da Estrutura Curricular 2010 do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura do Campus Chapecó, conforme quadro de ementário abaixo:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH872

TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II

4

60

EMENTA

Aprofundamento sobre temas, problemas e autores de Filosofia contemporânea.

OBJETIVO

Desenvolver investigações sobre tópicos específicos de Filosofia contemporânea.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH892

TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA LINGUAGEM II

4

60

EMENTA

Aprofundamento sobre temas, problemas e autores da área de Filosofia da linguagem.

OBJETIVO

Desenvolver investigações sobre tópicos específicos de Filosofia da linguagem.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH371

HISTÓRIA MODERNA I

4

60

EMENTA

Transição da ordem feudal à capitalista. Civilização renascentista. Reformas religiosas e contra-reforma. A inquisição moderna. Expansão marítima europeia. Revolução comercial. Abordagens historiográficas, perspectivas teóricas e práticas de ensino.

OBJETIVO

Promover uma reflexão historiográfica sobre a emergência dos sentidos de modernidade desde o Renascimento até a Revolução Industrial.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BURKE, Peter. O Renascimento italiano: cultura e sociedade na Itália. São Paulo: Ed. Nova Alexandria, 2010.

COLLINSON, Patrick. A reforma. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. (Col. História essencial).

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. MICELI, Paulo. O ponto onde estamos. Viagens e viajantes na história da expansão e da conquista (Portugal, séculos XV e XVI). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.

RODRIGUES, Antônio; FALCON, Francisco José Calazans. Tempos modernos – ensaios de História Cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

APOSTOLIDES, Jean Marie. O rei máquina: espetáculo e política no tempo de Luis XIV. Brasília: UNB, 1993.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1988. ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins fontes, 1998.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no Renascimento. São Paulo: HUCITEC, 1987.

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália. São Paulo: Cias das Letras, 1991.

BURKE, Peter. Veneza e Amsterdã: um estudo das elites do século XVII. São Paulo: Brasiliense, 1991.

DAVIS, Natalie Zemon. O retorno de Martin Guerre. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.

DAVIS, Natalie Zemon. Sociedade e Cultura no início da França Moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia das Letras, 1993.

DELUMEAU, Jean. Nascimento e afirmação da reforma. São Paulo: Pioneira, 1989.

FERRO, Marc. História das colonizações. São Paulo: Cia das Letras, 1999. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: vozes, 1987. _______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GINSZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. Das Letras, 1987.

GRUZINSKI, Serge. A passagem do século: 1480-1520. As origens da globalização. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

HAUSER, Arnold. História Social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

HELLER, Agnes. O homem do renascimento. Lisboa: Presença, 1982.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH902

TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA IV

4

60

EMENTA

Aprofundamento sobre temas, problemas e autores da área de Filosofia da ciência.

OBJETIVO

Desenvolver investigações sobre tópicos específicos de Filosofia da ciência.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

A ser definida pelo docente, a partir das referências disponíveis na biblioteca da UFFS.

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 18º do Decreto no 12.002/2024.

 

Reunião do Colegiado do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura do Campus Chapecó, 12 de Junho de 2025.

Data do ato: Chapecó-SC, 24 de junho de 2025.
Data de publicação: 27 de junho de 2025.

Nedilso Lauro Brugnera
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em Filosofia do Campus Chapecó