RESOLUÇÃO Nº 8/CG FSCL CL/UFFS/2025

INCLUI COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS NO PROJETO PEDAGÓGICO (PPC) 2019 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA (LICENCIATURA) DO CAMPUS CERRO LARGO (EMEC 1598970) (SIGLA ANTERIOR CCFL-CL)

A Coordenação do Curso de Graduação em Física - Licenciatura do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais e considerando:

  1. A obrigatoriedade da inserção de atividades de Cultura e Extensão na matriz curricular dos cursos de educação superior.

  2. A migração de acadêmicos da estrutura curricular 2019 para a estrutura curricular reformulada 2025.

     

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCRs Optativos da Estrutura Curricular 2019, do Curso de Física - Licenciatura, conforme quadro abaixo:

 

Curso de graduação em Física – Licenciatura

Campus Cerro Largo

Atividades

Total de

Horas

Aulas presenciais

Teóricas

Práticas

Extensionista

Código

Componente Curricular

GCH2036

Tópicos especiais em Extensão e Cultura I

 

 

30

30

GCH2037

Tópicos especiais em Extensão e Cultura II

 

 

60

60

GCH2038

Tópicos especiais teóricos I

30

 

 

30

GCH2039

Tópicos especiais teóricos II

60

 

 

60

GCH2040

Tópicos especiais práticos I

 

30

 

30

GCH2041

Tópicos especiais práticos II

 

60

 

60

GEX1252

Introdução à nanociência e nanotecnologia

30

 

 

30

 

Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art 1º possuem os seguintes quadros de ementários:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH2036

Tópicos especiais em Extensão e Cultura I

30

EMENTA

Ementa em aberto a ser desenvolvida através de atividades de extensão e cultura que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado.

OBJETIVO

Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

Número de unidades de avaliação

02

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH2037

Tópicos especiais em Extensão e Cultura II

60

EMENTA

Ementa em aberto a ser desenvolvida através de atividades de extensão e cultura que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado.

OBJETIVO

Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

Número de unidades de avaliação

02

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH2038

Tópicos especiais teóricos I

30

EMENTA

Ementa em aberto a ser desenvolvida através de aulas teóricas que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado.

OBJETIVO

Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

Número de unidades de avaliação

02

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH2039

Tópicos especiais teóricos II

60

EMENTA

Ementa em aberto a ser desenvolvida através de aulas teóricas que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado.

OBJETIVO

Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

Número de unidades de avaliação

02

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH2040

Tópicos especiais práticos I

30

EMENTA

Ementa em aberto a ser desenvolvida através de aulas práticas que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado.

OBJETIVO

Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

Número de unidades de avaliação

02

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH2041

Tópicos especiais práticos II

60

EMENTA

Ementa em aberto a ser desenvolvida através de aulas práticas que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado.

OBJETIVO

Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso.

Número de unidades de avaliação

02

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GEX1252

INTRODUÇÃO À NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA

30

EMENTA

Introdução histórica à nanociência e nanotecnologia. Conceitos relacionados à escala nanométrica. Classificação e propriedades físico-químicas dos nanomateriais. Nanomateriais baseados em carbono. Aplicações e impactos da Nanotecnologia.

OBJETIVO

Contextualizar os fundamentos que deram início a nanociência e a nanotecnologia apresentando os principais nanomateriais existentes, bem como, as suas propriedades físicas, químicas e biológicas, mostrando a sua utilização na nanotecnologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

EISBERG, R.; RESNICK, R. Física Quântica - Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas. São Paulo: Editora LTC, 1979.

SCHULZ, P. Encruzilhada da nanotecnologia: inovação, tecnologia e riscos. Rio de Janeiro: Editora Vieira & Lent, 2009.

TOMA, H. E. O Mundo Nanométrico: A Dimensão do Novo Século. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2003.

VIANNA, J. D. M.; FAZZIO, A.; CANUTO, S. Teoria quântica de moléculas e sólidos: simulação computacional. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2004.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ALVES, J. V.; LIMA, M. C. A. Uma abordagem sobre nanociência e nanotecnologia na Educação Básica. Ensino e Multidisciplinaridade, v. 4, n. 2, p. 33-52, 2018.

BAKER, J. 50 ideias de física quântica que você precisa conhecer. São Paulo: Editora Planeta, 2015.

FEYNMAN, Richard P. There's Plenty of Room at the Bottom: An Invitation to Enter a New Field of Physics, First published in Engineering and Science magazine, vol. XXIII, n° 5, February 1960. California Institute of Technology, 1960.

SANFELICE, R. C.; PAVINATTO, A.; CORRÊA, D. S. Introdução à Nanotecnologia. p. 27-48. Nanotecnologia aplicada a polímeros. São Paulo: Blucher, 2022.

TOMA, H. E. Nanotecnologia molecular: materiais e dispositivos. São Paulo: Bucher, 2016.

Número de unidades de avaliação

02

 

 

 

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

Data do ato: Cerro Largo-RS, 16 de maio de 2025.
Data de publicação: 20 de maio de 2025.

Aline Beatriz Rauber
Coordenadora do Curso de Graduação em Física - Licenciatura e do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo