RESOLUÇÃO Nº 8/CG FSCL CL/UFFS/2025
A Coordenação do Curso de Graduação em Física - Licenciatura do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais e considerando:
-
A obrigatoriedade da inserção de atividades de Cultura e Extensão na matriz curricular dos cursos de educação superior.
-
A migração de acadêmicos da estrutura curricular 2019 para a estrutura curricular reformulada 2025.
RESOLVE:
Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCRs Optativos da Estrutura Curricular 2019, do Curso de Física - Licenciatura, conforme quadro abaixo:
Curso de graduação em Física – Licenciatura Campus Cerro Largo |
Atividades |
Total de Horas |
|||
Aulas presenciais |
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Teóricas |
Práticas |
Extensionista |
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Código |
Componente Curricular |
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GCH2036 |
Tópicos especiais em Extensão e Cultura I |
|
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30 |
30 |
GCH2037 |
Tópicos especiais em Extensão e Cultura II |
|
|
60 |
60 |
GCH2038 |
Tópicos especiais teóricos I |
30 |
|
|
30 |
GCH2039 |
Tópicos especiais teóricos II |
60 |
|
|
60 |
GCH2040 |
Tópicos especiais práticos I |
|
30 |
|
30 |
GCH2041 |
Tópicos especiais práticos II |
|
60 |
|
60 |
GEX1252 |
Introdução à nanociência e nanotecnologia |
30 |
|
|
30 |
Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art 1º possuem os seguintes quadros de ementários:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH2036 |
Tópicos especiais em Extensão e Cultura I |
30 |
|
EMENTA |
|||
Ementa em aberto a ser desenvolvida através de atividades de extensão e cultura que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado. |
|||
OBJETIVO |
|||
Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
|||
Número de unidades de avaliação |
02 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH2037 |
Tópicos especiais em Extensão e Cultura II |
60 |
|
EMENTA |
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Ementa em aberto a ser desenvolvida através de atividades de extensão e cultura que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado. |
|||
OBJETIVO |
|||
Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
|||
Número de unidades de avaliação |
02 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH2038 |
Tópicos especiais teóricos I |
30 |
|
EMENTA |
|||
Ementa em aberto a ser desenvolvida através de aulas teóricas que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado. |
|||
OBJETIVO |
|||
Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
|||
Número de unidades de avaliação |
02 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH2039 |
Tópicos especiais teóricos II |
60 |
|
EMENTA |
|||
Ementa em aberto a ser desenvolvida através de aulas teóricas que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado. |
|||
OBJETIVO |
|||
Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
|||
Número de unidades de avaliação |
02 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH2040 |
Tópicos especiais práticos I |
30 |
|
EMENTA |
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Ementa em aberto a ser desenvolvida através de aulas práticas que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado. |
|||
OBJETIVO |
|||
Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
|||
Número de unidades de avaliação |
02 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH2041 |
Tópicos especiais práticos II |
60 |
|
EMENTA |
|||
Ementa em aberto a ser desenvolvida através de aulas práticas que deverão ser especificadas no Plano de Curso e aprovadas em colegiado. |
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OBJETIVO |
|||
Definido conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificado no Plano de Curso. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Elencadas conforme o tema a ser trabalhado, a ser especificada no Plano de Curso. |
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Número de unidades de avaliação |
02 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
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GEX1252 |
INTRODUÇÃO À NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA |
30 |
|
EMENTA |
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Introdução histórica à nanociência e nanotecnologia. Conceitos relacionados à escala nanométrica. Classificação e propriedades físico-químicas dos nanomateriais. Nanomateriais baseados em carbono. Aplicações e impactos da Nanotecnologia. |
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OBJETIVO |
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Contextualizar os fundamentos que deram início a nanociência e a nanotecnologia apresentando os principais nanomateriais existentes, bem como, as suas propriedades físicas, químicas e biológicas, mostrando a sua utilização na nanotecnologia. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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EISBERG, R.; RESNICK, R. Física Quântica - Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas. São Paulo: Editora LTC, 1979. SCHULZ, P. Encruzilhada da nanotecnologia: inovação, tecnologia e riscos. Rio de Janeiro: Editora Vieira & Lent, 2009. TOMA, H. E. O Mundo Nanométrico: A Dimensão do Novo Século. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2003. VIANNA, J. D. M.; FAZZIO, A.; CANUTO, S. Teoria quântica de moléculas e sólidos: simulação computacional. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2004. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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ALVES, J. V.; LIMA, M. C. A. Uma abordagem sobre nanociência e nanotecnologia na Educação Básica. Ensino e Multidisciplinaridade, v. 4, n. 2, p. 33-52, 2018. BAKER, J. 50 ideias de física quântica que você precisa conhecer. São Paulo: Editora Planeta, 2015. FEYNMAN, Richard P. There's Plenty of Room at the Bottom: An Invitation to Enter a New Field of Physics, First published in Engineering and Science magazine, vol. XXIII, n° 5, February 1960. California Institute of Technology, 1960. SANFELICE, R. C.; PAVINATTO, A.; CORRÊA, D. S. Introdução à Nanotecnologia. p. 27-48. Nanotecnologia aplicada a polímeros. São Paulo: Blucher, 2022. TOMA, H. E. Nanotecnologia molecular: materiais e dispositivos. São Paulo: Bucher, 2016. |
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Número de unidades de avaliação |
02 |
Data do ato: Cerro Largo-RS, 16 de maio de 2025.
Data de publicação: 20 de maio de 2025.
Aline Beatriz Rauber
Coordenadora do Curso de Graduação em Física - Licenciatura e do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo