RESOLUÇÃO Nº 9/CG MVTB RE/UFFS/2025

INCLUIR COMPONENTES CURRICULARES NO ITEM 8.4.3. COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS DO PPC 2010, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO) DO CAMPUS REALEZA (EMEC 5000409) (SIGLA ANTERIOR CCMV-RE)

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina Veterinária – Bacharelado do Campus Realeza, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do Colegiado do Curso, registrada ATA Nº 01/CCMV-RE/UFFS/2025 de 27 de fevereiro de 2025, e considerando:

  1. a necessidade de ampliar a oferta de Componentes Curriculares Optativos para o Curso de Medicina Veterinária - Bacharelado do Campus Realeza, na Matriz Curricular 2010;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no item 8.4.3. Componentes curriculares optativos do PPC 2010, do Curso de Medicina Veterinária – Bacharelado, conforme quadro abaixo:

 

Curso de graduação em Medicina Veterinária – Bacharelado

Campus Realeza

Atividadesa

Total de

Horas

Aulas presenciais

Teórica

Prática

Extensionista

Código

Componente Curricular

124

GCB498

Biologia da Conservação

30

10

20

60

 

Art. 2º O Componente Curricular elencado no Art 1º possue o seguinte quadro de ementário:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCB498

Biologia da Conservação

60 h

EMENTA

Diversidade biológica. Valoração da biodiversidade. Perda atual da biodiversidade. Ameaças à biodiversidade: fragmentação e destruição de habitat, espécies exóticas, poluição e doenças. Integridade ecológica. Análise de viabilidade de população. Manejo de populações ameaçadas. Conservação in situ e ex situ. Conservação de comunidades e biomas. Regras de design de reservas. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Identificação de lacunas de conhecimento para conservação. O papel da educação na conservação da biodiversidade. Pesquisa e extensão relacionados à conservação da diversidade biológica.

OBJETIVO

Discutir e promover a reflexão sobre a biologia da conservação e buscar conexão entre as condicionantes biológicas, sociais, políticas, econômicas e culturais dos problemas relacionados à perda de biodiversidade e sustentabilidade, bem como estratégias de conservação da biodiversidade em escalas global, regional e local com foco no papel do professor de ciência e biologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina: Ed. Planta, 2001.

ROCHA, C. F. D. da et al. Biologia da Conservação – Essências. Ribeirão Preto:

Rima, 2006.

VALLADARES-PADUA, C.; CULLEN JR., L.; RUDRAN, R. Métodos de Estudos em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Editora UFPR, 2004.

WILSON, E. O. Biodiversidade. Nova Fronteira, 1997.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

FERNANDEZ, F. A. S. O Poema Imperfeito? Crônicas de Biologia, Conservação daNatureza e Seus Heróis. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná /

Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, 2000.

Número de unidades de avaliação: 02

 

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

 

Sala das Reuniões do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária do Campus Realeza 1ª Reunião Ordinária, em 27 de fevereiro de 2025.

Data do ato: Realeza-PR, 27 de fevereiro de 2025.
Data de publicação: 10 de março de 2025.

Adalgiza Pinto Neto
Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Campus Realeza