RESOLUÇÃO Nº 9/CG MVTB RE/UFFS/2025
A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina Veterinária – Bacharelado do Campus Realeza, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do Colegiado do Curso, registrada ATA Nº 01/CCMV-RE/UFFS/2025 de 27 de fevereiro de 2025, e considerando:
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a necessidade de ampliar a oferta de Componentes Curriculares Optativos para o Curso de Medicina Veterinária - Bacharelado do Campus Realeza, na Matriz Curricular 2010;
RESOLVE:
Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no item 8.4.3. Componentes curriculares optativos do PPC 2010, do Curso de Medicina Veterinária – Bacharelado, conforme quadro abaixo:
Curso de graduação em Medicina Veterinária – Bacharelado Campus Realeza |
Atividadesa |
Total de Horas |
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Aulas presenciais |
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Teórica |
Prática |
Extensionista |
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Nº |
Código |
Componente Curricular |
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124 |
GCB498 |
Biologia da Conservação |
30 |
10 |
20 |
60 |
Art. 2º O Componente Curricular elencado no Art 1º possue o seguinte quadro de ementário:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCB498 |
Biologia da Conservação |
60 h |
EMENTA |
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Diversidade biológica. Valoração da biodiversidade. Perda atual da biodiversidade. Ameaças à biodiversidade: fragmentação e destruição de habitat, espécies exóticas, poluição e doenças. Integridade ecológica. Análise de viabilidade de população. Manejo de populações ameaçadas. Conservação in situ e ex situ. Conservação de comunidades e biomas. Regras de design de reservas. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Identificação de lacunas de conhecimento para conservação. O papel da educação na conservação da biodiversidade. Pesquisa e extensão relacionados à conservação da diversidade biológica. |
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OBJETIVO |
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Discutir e promover a reflexão sobre a biologia da conservação e buscar conexão entre as condicionantes biológicas, sociais, políticas, econômicas e culturais dos problemas relacionados à perda de biodiversidade e sustentabilidade, bem como estratégias de conservação da biodiversidade em escalas global, regional e local com foco no papel do professor de ciência e biologia. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina: Ed. Planta, 2001. ROCHA, C. F. D. da et al. Biologia da Conservação – Essências. Ribeirão Preto: Rima, 2006. VALLADARES-PADUA, C.; CULLEN JR., L.; RUDRAN, R. Métodos de Estudos em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Editora UFPR, 2004. WILSON, E. O. Biodiversidade. Nova Fronteira, 1997. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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FERNANDEZ, F. A. S. O Poema Imperfeito? Crônicas de Biologia, Conservação daNatureza e Seus Heróis. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná / Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, 2000. |
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Número de unidades de avaliação: 02 |
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.
Sala das Reuniões do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária do Campus Realeza 1ª Reunião Ordinária, em 27 de fevereiro de 2025.
Data do ato: Realeza-PR, 27 de fevereiro de 2025.
Data de publicação: 10 de março de 2025.
Adalgiza Pinto Neto
Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Campus Realeza