ATA Nº 8/CONSC CH/UFFS/2025
Aos cinco dias do mês de junho de dois mil e vinte e cinco, às catorze horas e treze minutos, no auditório do bloco dos professores, realizou-se a 5ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus de 2025, presidida pela Diretora do Campus Chapecó, prof.a Adriana Remião Luzardo. Participaram da sessão os conselheiros: Cladis Lutinski (Coordenação Administrativa); Ari Sothe, Braulio Adriano de Mello, Adiles Savoldi, Denise Consuelo Moser Aguiar, Paulo Roger Lopes Alves, Cristina Otsuschi e o(a) adjunto(a) Igor de França Catalão, Cláudia Finger, Antonio Marcos Correa Neri, Joao Victor Garcia de Souza e o(a) adjunto(a) Patrícia Haas, Andréa Simões Rivero (representantes graduação); Clóvis Brondani, Adriana Maria Andreis, Sarah Maciel, Jeferson Santos Araújo (representantes pós-graduação); Ângela Luzia Garay Flain, Katia Aparecida Seganfredo, Ivan Paolo de Paris Fontanari, Humberto Tonani Tosta, Ana Victoria Gomes da Silva, Rodrigo Celso Gheno e/ou o(a) adjunto(a) Cláudia Felisbino Souza, Elisângela Ribas dos Santos, Rozilene Bellaver (representantes eleitos). Justificaram ausência: Crhis Brum (Coordenação Acadêmica); Antonio Marcos Myskiw e o(a) adjunto(a) Marlon Brandt, Heric Carvalho Vieira e o(a) adjunto(a) Christopher Araujo Venet, Marco Aurelio Tramontin Da Silva e o(a) adjunto(a) Samuel Mariano Gislon da Silva, Fabiano Geremia e o(a) adjunto(a) Angelo Briao Zanela, Nedilso Lauro Brugnera e o(a) adjunto(a) Odair Neitzel, Janice Teresinha Reichert e o(a) adjunto(a) Paulo Rafael Bosing, Valdir Prigol e o(a) adjunto(a) Marcia Adriana Dias Kraemer, Charles Albino Schultz, Ana Cláudia Lara e o(a) adjunto(a) Jean Carlo Rodio. Não justificaram ausência: Antônio Luiz Miranda e o(a) adjunto(a) Bruno Antônio Picoli, Claudecir Dos Santos e o(a) adjunto(a) Ana Maria De Oliveira Pereira. Também se fez presente a vice-reitora da UFFS, Sandra Simone Hopner Pierozan. Na sequência, passou-se à parte do Expediente, começando pelo item 1.1 Apreciação da ata da 4ª Sessão Ordinária de 2025. Em votação, a ata não foi aprovada. Avançou-se, então, ao item 1.2 Comunicados: a presidente do Conselho de Campus informou aos membros que, a partir de articulação do Deputado Federal Pedro Uczai junto ao Ministério da Educação, foi autorizado estudo de viabilidade de implantação de Hospital Universitário para a UFFS Campus Chapecó. O conselheiro Igor Catalão relatou que existe um Grupo de Trabalho para a elaboração de proposta de curso de graduação (bacharelado) Interdisciplinar vinculado às áreas de humanidades, pedindo para que se repasse aos cursos envolvidos a participação neste GT. Alertou, todavia, que a proposta evoluiu para um bacharelado em Relações Internacionais. Adentrando nos itens da Ordem do Dia, discutiu-se o ponto 2.1 GT Enfrentamento Assédio. Sobre este tema, foi dada a palavra à vice-reitora Sandra a qual fez uma contextualização sobre esta temática. Relatou que está sendo feita uma série de diálogos nos Conselhos de Campus dos campi para expor a proposição de Política de Enfrentamento ao Assédio, o qual culminará em uma minuta a ser apreciada pelo Conselho Universitário. Após exposição aos membros de dados sobre a temática, bem como a minuta proposta, sugeriu como encaminhamento a contribuição dos conselheiros, até dia 13 de junho, de eventuais sugestões a serem analisadas para compor o referido documento. A respeito do item 2.2 Controle de utilização dos recursos, foi dada a palavra ao servidor José Valci Rios para expor a nova sistemática a ser utilizada. Rios explicou que, a partir de agora, os cursos de graduação e pós-graduação terão acesso a uma planilha online para averiguar em tempo real a disponibilidade de valores para uso em diárias e passagens. Em apreciação, não houve nenhuma objeção dos conselheiros quanto ao uso desta sistemática. No que se refere ao ponto de pauta 2.3 PPC dos cursos, Adriana Luzardo relatou que o intuito é iniciar a discussão sobre a inserção de elementos pedagógicos nos PPCs. Neste sentido, foi trazido ao conselho uma série de tópicos para balizar o escopo do projeto em questão, a saber: Indicação de como os Componentes Curriculares (CCRs) são organizados em relação à parte teórica, à prática, à extensão, à inovação, à pesquisa, incluindo orientações de TCCs; Realização das atividades supracitadas, a saber: número de alunos por grupo, subdivisões necessárias para projetar carga horária total docente, número de docentes em cada CCR, e número de TAE em cada curso; Descrição similar para os estágios curriculares e internatos: número de grupos e subdivisões para projetar carga horária docente; Realizar projeção de carga horária docente por núcleo ou área principal do conhecimento, seguindo a projeção proposta para as Unidades Acadêmicas, a exemplo da Matemática, Computação, entre outros cursos; Promover otimização do espaço pedagógico, a exemplo da oferta de domínio comum institucionalmente, talvez por área de conhecimento, em vez de ofertar por curso, o que pode facilitar o melhor aproveitamento que por vezes se multiplica em várias turmas; Estimar o impacto do quadro de pessoal já alocado nos cursos existentes no campus; Inserir estas informações nos PPCs em conexão com a Ferramenta Digital de Gerenciamento de Pessoal Docente e TAE; Criar um Conjunto Mínimo de Dados para uma Modelagem de possível sistema de informação para gestão acadêmica; Adequação dos cursos ao quantitativo de horas que a DCN propõe. Adriana ponderou que a ideia é que sejam trazidos elementos para serem agregados aos PPCs dos cursos, em diálogo com a PROGRAD, o que oportunizaria a elaboração unificada de relatórios. Foi dada a palavra ao docente Samuel Feitosa que expôs que em outras instituições exitem ferramentas de projeção de necessidade docente, sendo possível saber também a necessidade de professores quando se propõe a criação de um novo curso, além de que a informação das necessidades e peculiaridades dos cursos devem ficar registradas, evitando que as mesmas acabem ficando somente com os coordenadores. Sugeriu incluir a PROGESP e a PROPEPG na discussão dos estudos. Por fim, Samuel repassou aos conselheiros que o resultado esperado vindo do Grupo de Trabalho versa sobre a criação de um anexo nos PPC`s onde se descreva como ocorre a distribuição de carga horária do curso por CCR para que possa ser usado para adequação dos PPC`s novos. Como encaminhamento, Adriana Luzardo propôs receber, até as próximas semanas, eventuais novas sugestões de outros dados, para além dos citados aqui. Em votação, o conselho aprovou o início deste trabalho. Nada mais havendo a tratar, as dezesseis horas e vinte e nove minutos, com a conclusão da pauta, a presidente declarou a sessão encerrada e eu, Marcel Eduard Armanini, Secretária(o) da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pela presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 05 de junho de 2025.
Data de publicação: 29 de outubro de 2025.
Adriana Remião Luzardo
Presidente do Conselho de Campus - Chapecó