RESOLUÇÃO Nº 5/CG CECB LS/UFFS/2025
A Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Econômicas – Bacharelado Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso registrada na Ata registrada ATA Nº 04/2025 – CCCE-LS de 05 de junho de 2025, e considerando:
RESOLVE:
Art. 1º Incluir Componente Curricular no rol de optativos da Estrutura Curricular 2015, do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, conforme quadro abaixo:
Curso de Graduação em Ciências Econômicas – Bacharelado Campus Laranjeiras do Sul |
Atividades |
Total de Horas |
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Aulas presenciais |
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Nº |
Código |
Componente Curricular |
Teórica |
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80 |
GCB336 |
Fundamentos de Ecologia |
30 |
30 |
Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art 1º possui o seguinte quadro de ementário:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCB336 |
FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA |
30 |
EMENTA |
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Conceitos fundamentais de ecologia. Níveis de organização biológica e suas propriedades emergentes. Ecologia de Populações. Ecologia de Comunidades. Ecologia de Ecossistemas. Sucessão Ecológica. Conservação e Biodiversidade. Educação Ambiental. |
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OBJETIVO |
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Apresentar ao acadêmico os conceitos e princípios básicos da ecologia, permitir que este compreenda o ambiente em escala local, regional e global, estimulando assim sua percepção para as questões ambientais globais e propiciar momento de reflexão na conservação de ecossistemas. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Ecologia: de Indivíduos a Ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. CAPRA, F.; STONE, M. K.; BARLOW, Z. Alfabetização ecologica: educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. PINOTTI, R. Educação Ambiental para o século XXI: no Brasil e no Mundo. 2.ed. São Paulo: Blucher, 2016. RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em Ecologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996. DIAS, G.F. Dinâmicas e instrumentação para Educação Ambiental. 2.ed. São Paulo: Gaia, 2010. PIANKA, E. R. Evolutionary ecology. New York: Harper & Row, 1988. |
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 18º do Decreto no 12.002/2024.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 31 de julho de 2025.
Data de publicação: 05 de agosto de 2025.
Rafael Stefenon
Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul