RESOLUÇÃO Nº 7/CG HSTL ER/UFFS/2025
A Coordenação do Curso de Graduação em História do Campus Erechim-RS, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada em Ata da 1ª Reunião conjunta NDE/CCLH-ER/UFFS/2025 de 14 de maio de 2025, e considerando:
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a necessidade de garantir a discentes formandos a integralização da estrutura do curso em tempo hábil para a sua colação de grau, sem prejuízos a sua formação.
RESOLVE:
Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCR’s Optativos da Estrutura Curricular 2012, do Curso de História, conforme quadro abaixo:
Curso de graduação em História – Licenciatura Campus Erechim |
Atividades |
Total de Horas |
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Aulas presenciais |
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Teóricas |
Prática |
PCCr |
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Código |
Componente Curricular |
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GCH804 |
Fundamentos históricos, sociológicos e filosóficos da educação |
50 |
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10 |
60 |
GCH1138 |
Pesquisa em educação |
60 |
25 |
20 |
105 |
Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art. 1º possuem os seguintes quadros de ementários:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCH1138 |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
105 |
EMENTA |
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Natureza e objetivos da pesquisa em educação. Concepções, classificações e principais métodos de pesquisa em educação. O papel da pesquisa na apreensão do contexto educacional. Elaboração de projetos e relatórios de pesquisa em educação. A pesquisa e a formação de professores. A produção do conhecimento em educação: contexto de produção e difusão dos novos conhecimentos. Prática como componente curricular. |
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OBJETIVO |
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Oportunizar aos acadêmicos o acesso a referenciais teórico-metodológicos com vistas à sua instrumentalização no processo de elaboração e análise dos contextos de produção e difusão do conhecimento científico na educação. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. Campinas-SP: Papirus, 2001. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2007. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 5. ed. Campinas: Papirus, 2003. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MEKSENAS, Paulo. Pesquisa Social e Ação Pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2003. ZAGO, N.; CARVALHO, M.P.; VILELA, R.A. T. (Orgs.).Itinerários de pesquisa. Perspectivas qualitativas na Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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BRANDÃO, Carlos R. Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996. FAZENDA, Ivani (Org.).Novos enfoques da pesquisa educacional. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2004. GARCIA, R. L. (Org.). Para quem pesquisamos, para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1996. MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. O planejamento da pesquisa: do problema à revisão da literatura. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2008. |
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Número de atividades de Avaliação: 2 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCH804 |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
60 |
EMENTA |
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1.Relações entre sociedade, cultura e educação. 2. Modernidade e Educação: Igualdade, Democracia e Emancipação. 3. Os sujeitos históricos da educação formal. 4. As dimensões sociais, históricas e filosóficas na pesquisa educacional contemporânea. 5. A Instituição escolar na atualidade e políticas de formação docente. |
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OBJETIVO |
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Promover reflexões e debates acerca da educação considerando elementos de caráter histórico, filosófico e sociológico que fundamentam essa área de conhecimento a partir de uma perspectiva interdisciplinar. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 6ª reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2011. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 39. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: os intelectuais, o princípio educativo. Jornalismo. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES. |
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ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006. CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014. DURKHEIM, É. Coleção educadores (MEC). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. FERNANDES, F. A educação como problema social. In: FERNANDES, F. Leituras & legados. São Paulo: Global, 2010. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? In: Textos seletos. Carneiro Leão, E. (Org). Trad. Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1974. NARODOWSKI, M. A infância como construção pedagógica. In: COSTA, M. V. (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. |
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Número de atividades de Avaliação: 2 |
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 18o do Decreto no 12.002/2024.
Data do ato: Erechim-RS, 03 de junho de 2025.
Data de publicação: 05 de junho de 2025.
Renan Santos Mattos
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em História do Campus Erechim